Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

RD Congo: Exército anuncia morte de 27 milicianos e de quatro soldados

O exército congolês anunciou hoje que 27 milicianos e quatro soldados morreram em dois dias de combate em várias aldeias de Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo).

RD Congo: Exército anuncia morte de 27 milicianos e de quatro soldados
Notícias ao Minuto

19:17 - 28/10/21 por Lusa

Mundo RD Congo

Os combates tiveram lugar na terça-feira e hoje em duas aldeias do território de Djugu, depois de milicianos do grupo Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco) terem incendiado mais de 20 casas em quatro grupos vizinhos e atacado uma posição das Forças Armadas da RDCongo.

"Os nossos elementos encontraram 27 corpos de milicianos Codeco, três armas do tipo AK 47 foram recuperadas. Infelizmente, perdemos quatro soldados", disse o tenente Jules Ngongo, porta-voz do exército em Ituri, numa declaração.

"E ainda estamos à procura porque causámos enormes perdas e danos no campo destes milicianos", acrescentou o oficial.

Lutute Ndjingunga, líder da chefia Bahema Baguru no território de Djugu, explicou que, enquanto falava, quatro grupos da sua chefia "estão a ser esvaziados dos seus habitantes".

Em Beni, na província vizinha do Kivu do Norte, o Exército anunciou que tinha matado "três rebeldes do grupo das Forças Democráticas Aliadas [ADF] na quinta-feira", disse o capitão Antony Mualushayi, porta-voz do Exército na região.

A província rica em ouro de Ituri está novamente mergulhada num ciclo de violência desde finais de 2017 com o advento da milícia Codeco, que afirma defender a comunidade Lendu.

As províncias do Kivu Norte e Ituri estão sob estado de sítio desde 06 de maio, uma medida excecional para combater grupos armados, nomeadamente a Codeco e as ADF. As autoridades civis foram substituídas por oficiais militares e policiais.

Leia Também: Descobertos 12 cadáveres a boiar num rio após novo ataque na RD Congo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório