Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Argentina vai vacinar turistas e estrangeiros nas zonas de fronteira

O governo argentino anunciou hoje uma nova flexibilização para a entrada de turistas estrangeiros no país, a vacinação a turistas menores de 18 anos e a estrangeiros de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via terrestre.

Argentina vai vacinar turistas e estrangeiros nas zonas de fronteira
Notícias ao Minuto

22:58 - 26/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A Argentina tem disponibilidade de vacinas para poder vacinar os turistas que entrarem no país e para as estratégias de vacinação de províncias limítrofes, de vacinação nas fronteiras", anunciou a ministra da Saúde, Carla Vizzotti, durante conferência de imprensa.

O anúncio surpreendeu já que o nível de vacinação para os próprios argentinos ainda está distante da imunidade coletiva. No entanto, a ministra indicou que não faltarão vacinas para a população.

"Temos número suficiente de doses de vacinas para todos os argentinos em todas as etapas da vida", garantiu Vizzotti.

A vacinação de turistas estrangeiros será, basicamente, para os menores de 18 anos já que os adultos só podem entrar no país se apresentarem o esquema completo de vacinação com, pelo menos, 14 dias desde a segunda dose.

"A medida é fundamentalmente para os menores de 18 anos, aqueles que vão poder entrar sem a vacinação por turismo. Também aqueles turistas maiores de 18 anos que visitarem o país dentro de alguma exceção", acrescentou Vizzotti.

Ao lado da ministra da Saúde, o ministro do Turismo, Matías Lammens, interpretou a decisão como uma atração para o chamado "turismo de vacinas".

"Será um atrativo enorme para os turistas de todo o mundo para que nos visitem. O turismo recetivo para a economia nacional é determinante. Em 2019, foi o quarto item na geração de divisas", apontou Lammens.

O ministro também anunciou uma nova eliminação de um requisito para a entrada de turistas do exterior. Não será mais exigido o segundo exame de PCR entre o quinto e o sétimo dia depois da entrada em território argentino.

Para quem chegava do exterior, eram necessários três exames: um PCR negativo até 72 horas antes do embarque, em linha com o exigido pela maioria dos países.

Porém, além desse exame, a Argentina exigia um teste rápido, feito no aeroporto a todos os que aterravam no país e, entre cinco e sete dias depois, um novo PCR.

Desde o dia 19 de outubro, o teste rápido no aeroporto foi eliminado. A partir de agora, será também eliminado o PCR de uma semana depois.

As únicas exigências agora serão um PCR negativo de até 72 horas antes do embarque e o esquema completo de vacinação para os maiores de 18 anos.

No passado dia 01 de outubro, as fronteiras argentinas foram abertas aos estrangeiros de países vizinhos (Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile). No próximo dia 01 de novembro, serão abertas a todos os estrangeiros, sem exceção.

Atualmente, 55,4% dos argentinos estão completamente vacinados e 72,6% possuem a primeira dose. O país acumula 5,281 milhões de casos dos quais 115.851 faleceram.

Nos últimos meses, o número de casos tem diminuído substancialmente, mas, nos últimos dias, essa queda foi interrompida. Em algumas províncias, houve um incipiente aumento de casos, especialmente da variante Delta, responsável por 60% dos novos contágios.

Leia Também: AO MINUTO: LVT é a região que mais vacina; Bélgica repôs restrições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório