Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos um morto em explosão em autocarro no Uganda

Pelo menos uma pessoa morreu hoje numa explosão num autocarro no Uganda, dois dias depois de uma explosão num subúrbio da capital, Kampala, descrito pelo Presidente do país, Yoweri Museveni, como "terrorista".

Pelo menos um morto em explosão em autocarro no Uganda
Notícias ao Minuto

20:12 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Uganda

"Foi enviada uma equipa da brigada de minas e armadilhas para Lungala, na autoestrada Kampala-Masaka, após uma explosão mortal ocorrida num autocarro da empresa Swift Safaris Bus, com o número de registo UAU 989T, por volta das 17:00 locais [15:00 em Lisboa]", afirmou o porta-voz da polícia, Fred Unanga, num comunicado citado pela agência noticiosa Efe.

De acordo com o porta-voz, o local foi isolado para a realização de uma avaliação e de uma investigação exaustiva por parte de especialistas em explosivos, tendo confirmado a morte de pelo menos uma pessoa.

O balanço inicial apontava para dois mortos, tendo as autoridades alterado o número de vítimas mortais para uma.

O responsável referiu ainda que foram retiradas do autocarro um número ainda indeterminado de feridos.

A explosão surge depois de uma explosão na capital, no sábado, ter provocado a morte de uma pessoa e ferido outras cinco.

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico na África Central (Iscap, em inglês) reivindicou hoje a autoria do ataque considerado por Museveni como um "ato terrorista".

De acordo com as autoridades, a vítima mortal é uma mulher de 20 anos.

Não considerando qualquer ligação internacional, as autoridades descreveram no domingo um dispositivo explosivo que continha pregos e pedaços de metal, colocados num saco de plástico deixado debaixo de uma mesa pelos alegados perpetradores.

No entanto, o grupo Estado Islâmico na África Central (Iscap, em inglês), alegou ter conduzido o ataque, afirmando que matou duas pessoas e feriu outras cinco.

Numa declaração citada pelo portal especializado na monitorização de grupos extremistas SITE, o Iscap disse que "os soldados do califado conseguiram detonar um engenho explosivo numa taberna".

Em 08 de outubro, o Iscap reivindicou a responsabilidade por um ataque à bomba -- sem baixas associadas -- numa esquadra em Kawempe, perto do local da explosão de sábado.

O Reino Unido e França atualizaram, desde então, os seus conselhos sobre viagens para o país, pedindo atenção em áreas movimentadas e locais públicos, como restaurantes, bares e hotéis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório