Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Líder dos social democratas gregos morreu de cancro. Tinha 56 anos

A presidente dos social-democratas gregos, Fofi Yenimata, a primeira mulher a dirigir o Movimento Socialista Pan-Helénico (PASOK) morreu hoje aos 56 anos, vítima de cancro.

Líder dos social democratas gregos morreu de cancro. Tinha 56 anos
Notícias ao Minuto

12:38 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Fofi Yenimata

"Fofi Yenimata morreu às 12:04. Nas últimas horas o estado de saúde tinha-se deteriorado", indica um comunicado do Hospital Evanguelismos, de Atenas onde a dirigente se encontrava internada desde o passado dia 12 de outubro devido a um grave problema intestinal.

Durante o internamento, os médicos detetaram que o tumor inicial, de que sofreu em 2008, tinha reaparecido quando lhe foi diagnosticado um cancro de mama.

A dirigente social-democrata manteve os cidadãos gregos informados sobre os problemas de saúde ao longo dos últimos anos. 

Este mês, após ter sido internada, Yenimata anunciou que não tencionava apresentar-se à reeleição da presidência do Movimento pela Mudança (KINAL), o partido que surgiu do histórico PASOK em coligação com várias formações políticas gregas. 

Às próximas eleições de 05 de dezembro vão concorrer seis candidatos, entre os quais o ex-primeiro ministro e antigo líder do PASOK, Yorgos Papandreu, filho do fundador do Partido Socialista grego.

O pai de Fofi Yenimata foi igualmente um dos fundadores do PASOK, partido que dominou a vida política grega durante mais de quarenta anos. 

Yenimata foi eleita líder dos social-democratas em 2015, após o descalabro eleitoral do PASOK que não ultrapassou 5% dos votos e com o partido mergulhado numa crise de popularidade, que tinha começado em 2010 quando Papandreu assinou o primeiro resgate financeiro.

Mesmo assim, o objetivo de Yenimata que pretendia aumentar a popularidade do partido não se cumpriu, devido ao aumento da votação dos gregos no partido de esquerda Syriza.

O novo PASOK, reconvertido em KINAL não conseguiu mais do que 8,1% dos votos.

Yenimata foi uma das principais detratoras da aliança com o Syriza recusando as propostas de Alexis Tsipras, ex-primeiro-ministro de esquerda. 

Fofi Yenimata estudou Ciência Políticas na Universidade de Atenas e iniciou a carreira política no ano 2000 quando foi eleita deputada por Atenas pelo PASOK.

Nos governos de Papandreu, ocupou os cargos de vice-ministra da Saúde e de ministra adjunta para a Educação tendo sido ministra adjunta do Interior no Governo de Papademos e de ministra adjunta da Defesa no Executivo de Antonis Samaras (junho de 2013 e janeiro de 2015).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório