Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ilha de La Palma regista sismo de 4,9 e novo colapso do cone do vulcão

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,9 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava.

Ilha de La Palma regista sismo de 4,9 e novo colapso do cone do vulcão
Notícias ao Minuto

22:58 - 23/10/21 por Lusa

Mundo La Palma

De acordo com o Instituto Geográfico Nacional de Espanha, o sismo foi o de maior magnitude desde a erupção do vulcão há mais de um mês, tendo sido registado às 16h34 locais em Villa de Mazo, a 38 quilómetros de profundidade e sentido pela população em toda a ilha.

La Palma tem sido afetada diariamente com vários tremores de terra, por causa da atividade do vulcão, que hoje, ao 34 dia de erupção, sofre um novo colapso no cone principal, causando significativos derrames de lava.

O presidente do arquipélago das Canárias, Ángel Víctor Torres, afirmou que "não se espera para já o fim da erupção". "Ainda temos pela frente várias semanas de emergência", disse citado pela agência Efe.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, esteve hoje novamente em La Palma para reiterar o compromisso do governo espanhol de ajudar a reconstruir o que ficar afetado pelo vulcão.

Até hoje, a lava expelida pelo vulcão já cobriu 889 hectares de terreno e destruiu 2.129 edifícios.

Leia Também: Afinal, cães não foram resgatados por drone mas sim por grupo misterioso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório