Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

RCA: Presidente declara "cessar-fogo unilateral" na luta contra rebeldes

O Presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra, declarou hoje um "cessar-fogo unilateral" do seu Exército e aliados na luta contra rebeldes para promover a abertura de um diálogo nacional.

RCA: Presidente declara "cessar-fogo unilateral" na luta contra rebeldes
Notícias ao Minuto

19:56 - 15/10/21 por Lusa

Mundo Faustin-Archange Touadéra

"Vim anunciar-vos esta noite o fim das operações militares e de toda a ação armada em todo o território nacional, a partir de hoje (...) à meia-noite", anunciou o Presidente centro-africano na rádio estatal.

"O cessar-fogo unilateral imediato é uma demonstração (...) da minha firme determinação em favorecer a via do diálogo", acrescentou o chefe de Estado, citado pela agência France-Presse.

Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o segundo país menos desenvolvido do mundo, a RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então presidente, François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

O país registou um pico de violência em meados de dezembro, quando a Coligação dos Patriotas pela Mudança (CPC, em francês), uma aliança formada por grupos armados em dezembro de 2020, lançou ofensivas com o objetivo de derrubar o regime de Touadéra, e perturbar as eleições presidenciais.

A coligação enfrentou forças mais bem preparadas e equipadas, como os cerca de 12.000 'capacetes azuis' e centenas de soldados ruandeses e paramilitares russos enviados no final de dezembro pelos seus países.

Desde o início do ano as forças governamentais conseguiram recuperar aos rebeldes as cidades e grande parte do território que controlavam há vários anos.

Leia Também: Ataque de rebeldes a transportes de alimentos na RCA fez 15 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório