Nicolas Arvanitis, dono de um restaurante em Bruxelas, salvou a vida de um cliente na noite de segunda-feira. Atrás do balcão, Nicolas apercebeu-se de que algo se passava com um homem que estava sentado à mesa com mais duas pessoas.
"Eu estava a vê-lo a contorcer-se estranhamente, e depois vi que ele estava a mudar de cor. Ele estava sem oxigénio", explicou.
No vídeo das câmaras do restaurante, divulgado mais tarde, percebe-se que as duas pessoas à mesa com o homem pareciam impotentes diante da situação e todas as tentativas para o ajudar foram ineficazes.
"Eu entrei, tentei agarrá-lo por trás para levantá-lo, mas ele era muito pesado e, acima de tudo, parecia um peso morto. Então puxei duas vezes para tirar o que ele tinha na garganta", adiantou.
Sem qualquer formação em primeiros socorros, Nicolas Arvanitis procedeu, na verdade, à manobra de Heimlich: uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada, neste caso, por um pedaço de comida entalado nas vias respiratórias, e que consiste em exercer pressão abdominal para as libertar.
O homem, que se tinha engasgado com dois pedaços de carne, bebeu um copo com água, respirou de alívio, e abraçou o dono do restaurante, agradecendo.
Veja, acima, o vídeo do momento, que foi partilhado nas redes sociais.
Leia Também: Novo 'Sozinho em Casa' estreia em novembro no Disney+. Veja o trailer