Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

FMI favorável a uma revisão do teto da dívida dos EUA

Os Estados Unidos devem encontrar "uma solução com um prazo mais longo" para a gestão da sua dívida, afirmou hoje a economista-chefe do FMI, depois da tensão entre democratas e republicanos sobre esta matéria.

FMI favorável a uma revisão do teto da dívida dos EUA
Notícias ao Minuto

17:14 - 12/10/21 por Lusa

Mundo FMI

"Isso pode ser feito substituindo o teto da dívida por uma espécie de objetivo orçamental a médio prazo ou aumentando automaticamente o limite máximo da dívida", afirmou Gita Gopinath, na conferência de imprensa destinada a divulgar a atualização das previsões económicas mundiais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Estas repetições constantes [de tensão política no Congresso] não são certamente úteis" para o bom funcionamento da economia, advertiu, acrescentando que dá origem a incerteza, o que afeta os mercados.

"Penso que alguma coisa deve ser reformada", concluiu.

Após dias de tensão, o Senado norte-americano afastou na passada quinta-feira a ameaça de incumprimento, o que seria grave para os Estados Unidos, ao aprovar um texto que permite subir o teto da dívida, mas só até dezembro.

O FMI baixou hoje a sua previsão de crescimento dos Estados Unidos em 2021 passando-a para 6%, quando em julho antecipava 7%.

No entanto, a previsão para 2022 foi revista em alta para 5,2%, tendo em conta os elevados investimentos previstos pela administração liderada por Joe Biden.

Leia Também: Venezuela acusa FMI de negar recursos para combater pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório