Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento líbio aprova apoio de mais de oito mil euros a cada família

O parlamento da Líbia aprovou hoje um apoio de mais de oito mil euros a cada família, uma medida que surge dois meses depois de o Governo de transição ter decidido conceder um subsídio a casais jovens.

Parlamento líbio aprova apoio de mais de oito mil euros a cada família
Notícias ao Minuto

23:30 - 11/10/21 por Lusa

Mundo Líbia

A medida foi votada por unanimidade na Câmara dos Representantes, que se situa na cidade de Tobruque (leste da Líbia), numa altura em que se aproximam as eleições legislativas antecipadas.

O valor a atribuir a cada família líbia será de 50.0000 dinares (8.650 euros), segundo referiu um porta-voz do parlamento líbio, citado pela agência AFP, não especificando as razões para este projeto-lei, as regras para a concessão do apoio, nem a data em que entrará em vigor.

A aprovação deste apoio surge dois meses depois após o Governo de transição ter concedido um subsidio matrimonial de 40.000 dinares ( 6.900 euros) a 25 mil casais jovens que irão celebrar a sua união até ao final do ano.

O parlamento da Líbia é presidido por Aquila Saleh, opositor político do primeiro-ministro interino, Abdelhamid Dbeibah.

Mergulhado no caos após a queda, em 2011, do regime de Muammar Kadhafi, a Líbia está a tentar sair de uma década de conflito marcada pela existência de poderes rivais e por violência sangrenta.

Depois do fim dos combates, no verão de 2020, entre os dois campos adversários, foi formado um Governo unificado e provisório para levar a cabo a transição.

A formação desse executivo, no final de um processo político patrocinado pela ONU, ofereceu um vislumbre de esperança.

As eleições legislativas da Líbia acontecem no final janeiro, um mês antes das presidenciais, fazendo com que os dois escrutínios não se realizem no mesmo dia, como estava inicialmente previsto.

Leia Também: Egito de Queiroz vence na Líbia e fica mais perto do apuramento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório