Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Doze países pedem que UE financie barreiras contra migração irregular

Doze Estados membros da União Europeia pediram à UE que financie a construção de "barreiras físicas" para proteger as fronteiras externas, considerando que os migrantes são utilizados como arma política por países terceiros.

Doze países pedem que UE financie barreiras contra migração irregular
Notícias ao Minuto

14:26 - 08/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

Numa carta dirigida à Comissão Europeia, Áustria, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e República Checa sublinham que "as barreiras físicas parecem ser uma medida eficaz de proteção das fronteiras, que serve o interesse de toda a UE, não apenas dos Estados membros na linha da frente".

Por isso, acrescentam, "esta medida legítima deveria ser financiada adicional e adequadamente pelo orçamento da UE", segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

"Recebemos (a carta) e responderemos no momento devido", disse o porta-voz comunitário Eric Mamer na conferência de imprensa diária da Comissão.

Precisamente hoje reúnem-se no Luxemburgo os ministros do Interior da União para abordar a situação das rotas migratórias e o fenómeno recente, mas "preocupante", segundo Bruxelas, dos países terceiros que, como a Bielorrússia, instrumentalizam a migração com fins políticos.

A carta defende que para responder à instrumentalização dos fluxos migratórios são necessárias, "sem demora, soluções europeias", considerando que os meios disponíveis, nomeadamente o acordo de Schengen, não são os mais adequados.

Os 12 países consideram "mais relevante e sustentável" uma "proteção mais forte das fronteiras, normas comuns para a vigilância das fronteiras externas e a prevenção de passagens ilegais".

A UE acusou a Bielorrússia de orquestrar um enorme aumento do fluxo de migrantes à Polónia, Lituânia e Letónia através das suas fronteiras como retaliação pelas sanções impostas a Minsk na sequência da repressão que o regime tem feito à oposição.

Leia Também: Lista atualizada da UE sobre viagens inclui Emirados e Bahrein

Recomendados para si

;
Campo obrigatório