Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente angolano inicia hoje visita oficial de dois dias a Espanha

O Presidente de Angola inicia hoje uma visita oficial de dois dias a Espanha, retribuindo uma outra feita a Luanda em abril pelo primeiro-ministro espanhol, que considera o país africano "prioritário" no relacionamento com África.

Presidente angolano inicia hoje visita oficial de dois dias a Espanha
Notícias ao Minuto

06:22 - 28/09/21 por Lusa

Mundo Visita

João Lourenço começa por ser recebido pelo rei Felipe VI às 09:30 locais (08:30 de Lisboa) no Palácio da Zarzuela, residência dos reis nos arredores de Madrid, e às 14:15 será o convidado de honra de um almoço oferecido pelos reis de Espanha no Palácio Real de Madrid.

Por seu lado, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, irá receber o Presidente angolano às 17:00 no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Fonte do Governo espanhol disse à agência Lusa que a deslocação de João Lourenço "retribui" a visita oficial feita a Angola em 07 de abril por Pedro Sánchez, que na ocasião foi acompanhado por representantes de várias empresas espanholas.

Madrid considera as ex-colónias portuguesas de Angola e Moçambique países "prioritários" na sua ambiciosa estratégia para aumentar as relações económicas e diplomáticas com África.

Dias antes de ter partido para Luanda, Sánchez apresentou o plano "Foco África 2023" que espera que marque um ponto de viragem nas relações de todo o tipo com o continente africano, a fim de alcançar uma "nova parceria estratégica" em que Madrid possa liderar a ação da União Europeia com esta parte do mundo.

Segundo a agenda do Presidente da República de Angola, João Lourenço encerra a visita a Espanha na quarta-feira, dia em que tem previsto visitar "objetivos infraestruturais e institucionais na capital espanhola".

A visita à capital espanhola "conclui" a "ação de diplomacia" angolana no estrangeiro, que incluiu Washington (sede do Governo norte-americano e de várias instituições económicas internacionais), Nova Iorque (sede das Nações Unidas) e Madrid.

Leia Também: Angola regista 462 novos casos e 12 óbitos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório