Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Iémen: Pelo menos 67 mortos em confrontos nas últimas 24 horas

Pelo menos 67 pessoas morreram nas últimas 24 horas durante os confrontos entre soldados pró-Governo e rebeldes huthis nas províncias de Marib e Chabwa, no Iémen, de acordo com fontes militares e médicas.

Iémen: Pelo menos 67 mortos em confrontos nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

14:17 - 27/09/21 por Lusa

Mundo Conflito

"Cinquenta e oito rebeldes e nove soldados do Governo foram mortos em combates e ataques aéreos nas províncias de Marib e Chabwa (perto de Marib)", disseram fontes militares à agência de notícias France-Press (AFP).

Mais de 20 ataques foram realizados pela coligação militar liderada pela Arábia Saudita que apoia as forças pró-governo desde 2015, de acordo com fontes governamentais.

Os rebeldes, próximos ao Irão, já controlam grande parte do norte do Iémen, incluindo a capital Sana, tomada em 2014.

Os combates ao redor de Marib intensificaram-se nos últimos dias, matando dezenas de pessoas, em meio a um impasse diplomático no acordo de um cessar-fogo.

Desde fevereiro, os rebeldes tentam tomar o controlo desta província rica em petróleo, principal elo que faltava ao poder no norte do país.

A batalha por Marib exacerbou o conflito no Iémen, onde está a ocorrer um dos maiores desastres humanitários do mundo, de acordo com a ONU, que alertou para o risco de fome em grande escala.

Organizações internacionais estimam que a guerra deixou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados internos.

Leia Também: Pelo menos 50 mortos em combates no Iémen nas últimas 48 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório