Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Argélia fecha espaço aéreo a todos os aviões marroquinos

A Argélia decidiu hoje "o encerramento imediato" do seu espaço aéreo a todos os aviões civis e militares marroquinos, bem como às aeronaves registadas em Marrocos, anunciou a Presidência.

Argélia fecha espaço aéreo a todos os aviões marroquinos
Notícias ao Minuto

20:44 - 22/09/21 por Lusa

Mundo Aviação

"O Alto Conselho de Segurança decidiu o encerramento imediato do espaço aéreo a todos os aviões civis e militares bem como aos registados em Marrocos", lê-se num comunicado oficial.

A 24 de agosto, a Argélia cortou relações diplomáticas com Marrocos, acusando o país de "ações hostis", após meses de tensões exacerbadas entre os dois países do Magrebe de relações tradicionalmente difíceis, nomeadamente devido à espinhosa questão do Saara Ocidental.

A normalização das relações diplomáticas entre Marrocos e Israel -- em troca do reconhecimento pelos Estados Unidos da "soberania" marroquina sobre aquele território -- avivou as tensões com a Argélia, apoiante da causa palestiniana.

Rabat considera que essa antiga colónia espanhola é parte integrante do seu território. Os independentistas da Frente Polisário, por seu lado, exigem um referendo de autodeterminação, com o apoio da Argélia.

Leia Também: França pede desculpa a combatentes muçulmanos na guerra da Argélia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório