Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

México aprova referendo sobre continuidade de mandato presidencial

O Parlamento mexicano aprovou na terça-feira uma lei para realizar um referendo sobre a continuidade de um mandato presidencial, de acordo com um comunicado da Câmara dos Deputados do México.

México aprova referendo sobre continuidade de mandato presidencial
Notícias ao Minuto

11:44 - 08/09/21 por Lusa

Mundo México

O projeto, impulsionado pelo Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, já havia sido aprovado pelos senadores na sexta-feira. O partido MORENA, no poder, e as formações aliadas têm maioria no Parlamento.

Nos termos desta lei, os cidadãos poderão solicitar uma consulta para a revogação do mandato presidencial, desde que tenham a assinatura de pelo menos 3% dos eleitores registados, distribuídos em pelo menos 17 Estados mexicanos.

A pergunta do referendo será: "você concorda que (...), Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, veja o seu mandato revogado por perda de confiança ou que permaneça na Presidência da República até o seu termo?".

O Instituto Nacional Eleitoral (INE) será responsável pela organização do referendo.

Durante a discussão na Câmara dos Deputados, a oposição buscou, em vão, modificar o projeto para manter apenas a primeira parte da questão que previa a revogação do mandato presidencial.

O conservador Partido da Ação Nacional (PAN) acredita que essa reforma é um "estratagema" para permitir que o Presidente López Obrador, no poder desde 2018, seja reeleito, embora tenha descartado publicamente em várias ocasiões a prorrogação de seu mandato.

López Obrador, líder do partido MORENA e eleito para um único mandato de seis anos conforme estipulado pela Constituição, goza de sólida popularidade no México.

Em julho, o chanceler Marcelo Ebrard anunciou, com o Presidente ao seu lado, que concorreria às eleições presidenciais de 2024 pelo partido no poder, juntando-se à autarca da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, também protegida do partido no poder.

López Obrador está na lista de potenciais candidatos presidenciais.

Leia Também: Pelo menos um morto após sismo de 7,1 no sudeste do México

Recomendados para si

;
Campo obrigatório