Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Jovem encontrado com vida após colapso de prédio. As imagens do resgate

Um jovem de 15 anos foi retirado com vida dos escombros de um prédio que colapsou, na quarta-feira, em Espanha. Já esta manhã foi encontrado o corpo de um menor e as buscas prosseguem para tentar localizar uma terceira vítima.

Notícias ao Minuto

08:25 - 26/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um edifício de três andares desabou, na noite de quarta-feira, na cidade de Peníscola, na província de Castelló, em Espanha, deixando três pessoas soterradas. O corpo de um menor foi encontrado esta manhã, mas um rapaz de 15 anos foi resgatado ontem com vida. Uma mulher, ao que tudo indica a mãe desses menores, continua desaparecida. 

As unidades de busca e resgate mobilizadas para o teatro de operações encontraram, na manhã desta quinta-feira, o corpo de um menor entre os escombros, avança a imprensa espanhola. 

Entretanto, outra das vítimas, um jovem de 15 anos, foi resgatado com vida depois de ter conseguido atender as chamadas telefónicas dos bombeiros. O jovem, revela o El País, estava consciente na altura em que foi retirado dos escombros, por volta da meia-noite. 

Nas redes sociais, foi partilhado o vídeo do momento em que o jovem foi retirado dos escombros e pode vê-lo na galeria acima

Carlos Verchili, um dos bombeiros presentes no momento do resgate, destacou à imprensa a dificuldade da operação, mas vincou a satisfação da equipa por ter conseguido salvar o jovem. Visivelmente comovido, como detalha o El País, o bombeiro explicou que a vítima estava presa do tórax para baixo, num pequeno buraco e só conseguia mover um braço. "Depois de atender as nossas chamadas, tentámos evitar que ele perdesse a consciência. No início, não tínhamos contacto visual. No final, chegámos até ele. Ele estava cercado por lajes numa área muito instável", destacou. 

A imprensa espanhola indica que os trabalhos de busca e resgate prosseguem, já que as equipas ainda não conseguiram localizar a terceira vítima, uma mulher. O jovem resgatado com vida terá dito às autoridades que a mulher estava no mesmo andar que ele no momento do desabamento. Ao que tudo indica, o menor encontrado esta manhã sem vida é irmão deste jovem de 15 anos e a mulher desaparecida a mãe, mas estas são informações não confirmadas pelas autoridades. 

Estão ainda por apurar as causas do desabamento, que ocorreu pelas 20h00 de ontem (19h00 em Lisboa). O prédio de 20 apartamentos tem cerca de 30 anos e desconhece-se, até ao momento, se havia algum problema estrutural. 

Cerca de 30 pessoas de nove famílias, que vivam no prédio afetado ou em edifícios vizinhos, tiveram de ser realojadas em hotéis e casas de familiares. Os técnicos da autarquia estão agora a fazer peritagens para apurar se existe risco de colapso das estruturas adjacentes. 

Nas redes sociais, Pedro Sánchez agradeceu o trabalho dos serviços de emergência e manifestou a sua solidariedade para com os atingidos.

Leia Também: Polícia lança alerta para encontrar suspeito de matar filho em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório