Um edifício de três andares desabou, na noite de quarta-feira, na cidade de Peníscola, na província de Castelló, em Espanha, deixando três pessoas soterradas. O corpo de um menor foi encontrado esta manhã, mas um rapaz de 15 anos foi resgatado ontem com vida. Uma mulher, ao que tudo indica a mãe desses menores, continua desaparecida.
As unidades de busca e resgate mobilizadas para o teatro de operações encontraram, na manhã desta quinta-feira, o corpo de um menor entre os escombros, avança a imprensa espanhola.
Entretanto, outra das vítimas, um jovem de 15 anos, foi resgatado com vida depois de ter conseguido atender as chamadas telefónicas dos bombeiros. O jovem, revela o El País, estava consciente na altura em que foi retirado dos escombros, por volta da meia-noite.
Nas redes sociais, foi partilhado o vídeo do momento em que o jovem foi retirado dos escombros e pode vê-lo na galeria acima.
Carlos Verchili, um dos bombeiros presentes no momento do resgate, destacou à imprensa a dificuldade da operação, mas vincou a satisfação da equipa por ter conseguido salvar o jovem. Visivelmente comovido, como detalha o El País, o bombeiro explicou que a vítima estava presa do tórax para baixo, num pequeno buraco e só conseguia mover um braço. "Depois de atender as nossas chamadas, tentámos evitar que ele perdesse a consciência. No início, não tínhamos contacto visual. No final, chegámos até ele. Ele estava cercado por lajes numa área muito instável", destacou.
A imprensa espanhola indica que os trabalhos de busca e resgate prosseguem, já que as equipas ainda não conseguiram localizar a terceira vítima, uma mulher. O jovem resgatado com vida terá dito às autoridades que a mulher estava no mesmo andar que ele no momento do desabamento. Ao que tudo indica, o menor encontrado esta manhã sem vida é irmão deste jovem de 15 anos e a mulher desaparecida a mãe, mas estas são informações não confirmadas pelas autoridades.
Estão ainda por apurar as causas do desabamento, que ocorreu pelas 20h00 de ontem (19h00 em Lisboa). O prédio de 20 apartamentos tem cerca de 30 anos e desconhece-se, até ao momento, se havia algum problema estrutural.
Cerca de 30 pessoas de nove famílias, que vivam no prédio afetado ou em edifícios vizinhos, tiveram de ser realojadas em hotéis e casas de familiares. Os técnicos da autarquia estão agora a fazer peritagens para apurar se existe risco de colapso das estruturas adjacentes.
Nas redes sociais, Pedro Sánchez agradeceu o trabalho dos serviços de emergência e manifestou a sua solidariedade para com os atingidos.
Atento a las labores de rescate de las personas atrapadas en el derrumbe de un edificio en Peñíscola. Gracias a los bomberos, a la policía y a todos los efectivos de emergencias que están trabajando en el inmueble.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) August 25, 2021
Mi solidaridad con los vecinos y vecinas afectados. https://t.co/XKawnqupoV
Leia Também: Polícia lança alerta para encontrar suspeito de matar filho em Espanha