Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Líderes do G7 exigem aos talibãs respeito pelos direitos humanos

Os talibãs que tomaram o poder no Afeganistão devem "ser responsabilizados pelas suas ações para prevenir o terrorismo e garantir os direitos humanos, especialmente das mulheres", disseram hoje os líderes do G7, no final da cimeira.

Líderes do G7 exigem aos talibãs respeito pelos direitos humanos
Notícias ao Minuto

18:53 - 24/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

No comunicado, os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido sublinharam que o Afeganistão "nunca se deve tornar um refúgio seguro para o terrorismo e uma fonte de ataques terroristas contra outros países".

"Continuaremos a lutar contra o terrorismo com determinação e solidariedade, onde quer que ele esteja", disseram os líderes do G7 num comunicado conjunto divulgado no final de uma reunião por vídeo em que também participaram os secretários-gerais da NATO, Jens Stoltenberg e da ONU, António Guterres.

"Julgaremos os partidos afegãos pelas suas ações e não pelas suas palavras", insistiram os líderes, afirmando que "os talibãs terão de prestar contas das suas ações em termos de prevenção ao terrorismo, direitos humanos, especialmente de mulheres, meninas e minorias".

"A legitimidade de qualquer futuro Governo depende da abordagem que adote agora para respeitar as suas obrigações e compromissos internacionais", pode ler-se no comunicado.

Entre outros pedidos, os líderes do G7 exigem que os talibãs "trabalhem de boa-fé" para o estabelecimento de um "Governo inclusivo e representativo", com "participação significativa de mulheres e de grupos minoritários".

Leia Também: Quatro militares portugueses destacados para o aeroporto de Cabul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório