Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal envia doses para Angola; Incidência elevada no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Portugal envia doses para Angola; Incidência elevada no Brasil
Notícias ao Minuto

15:54 - 18/08/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal notificou 2.983 novos casos de Covid-19 e 17 mortes nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal soma 1.009.571 de contágios, 17 601 vítimas mortais e 947.465 recuperados. Os internamentos seguem a descer. 

O Rt mantém-se em 0,96 (Nacional e Continente), assim como a incidência.

Num comunicado, a Task Force do plano de vacinação esclarece que está a aguardar pelas conclusões do inquérito que está em curso relativamente à suspensão da vacinação no Queimódromo do Porto. 

A Task Force sublinha que o inquérito está a focar-se no motivo que levou à quebra na cadeia de frio das vacinas, os procedimentos efetuados por este centro e o atraso na notificação da ocorrência. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h02 - Boa noite! Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

00h00 - A cimeira internacional sobre a biodiversidade, a realizar no quadro da Organização das Nações Unidas (ONU), voltou a ser adiada, desta vez para abril de 2022, devido à pandemia, que complica as negociações.

23h44 - Na opinião do virologista Pedro Simas, o fim da obrigação do uso de máscara é um passo a tomar

"Acho que não é precoce. Ter o confinamento e as medidas de restrição ligadas à percentagem de vacinação... penso que deveriam estar ligadas à eficácia que essa percentagem de vacinação tem na sociedade", apontou o especialista na TVI24.

"Estamos com números muito estáveis e estamos numa fase em que podemos retirar as máscaras, pelo menos no exterior", opinou.

23h15 - A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e 99 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h49 - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil anunciou esta quarta-feira que foram detetados 41.714 novos casos positivos de Covid-19 e morreram mais 1.064 pessoas nas últimas 24 horas. O Brasil perfaz um número acumulado de 20.457.897 casos confirmados e totaliza 571.662 óbitos.

22h27 - O ministro da Saúde brasileiro disse hoje que a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 no país deverá começar por profissionais de saúde e idosos, salientando que a orientação ainda depende de estudos.

21h09 - Portugal vai disponibilizar mais 135 mil doses de vacinas contra a Covid-19 - da farmacêutica AstraZeneca - a Angola. Estas serão acompanhadas do "material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros" e chegam amanhã a Luanda.

Em comunicado, o Gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, explicita que estas vão ser "entregues às competentes autoridades de saúde pelo Embaixador de Portugal em Luanda".

21h07 - Os laboratórios Unilabs adiantaram hoje à Lusa estarem à "inteira disposição das autoridades" para reabrir ou encerrar definitivamente o centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, onde a vacinação foi suspensa na semana passada devido a problemas de refrigeração.

"Respeitamos e compreendemos a importância dos inquéritos em curso, com os quais estamos a colaborar, para que se dissipem quaisquer dúvidas relativamente a todos os temas em questão, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento rigoroso do centro, e em função disso estamos à inteira disposição das autoridades, da ARS Norte e da Task Force para o reabrir ou para o encerrar em definitivo, de acordo com o que as autoridades entendam como mais apropriado", sublinhou a Unilabs, em comunicado.

20h19 - A Madeira registou hoje 61 novos casos de Covid-19 e 34 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 335, com nove doentes hospitalizados.

19h52 - A proteção civil italiana referiu esta quarta-feira que foram identificados 7.162 novos casos de contaminação e morreram mais 69 pessoas desde ontem. Em termos globais, Itália soma 4.456.765 casos confirmados e 128.579 vítimas mortais. 

19h17 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta quarta-feira que morreram mais 112 pessoas e foram diagnosticados 28.405 novos casos de contágio no último dia. No total, França soma 6,5 milhões de casos confirmados e 113.055 vítimas mortais. 

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou que 40 milhões de pessoas em França já concluíram o esquema de vacinação. 

19h00 - Os hospitais recebem semanalmente mil vacinas contra a Covid-19 destinadas aos doentes com risco de alergias, mas há quem aguarde meses pela sua vez, porque as autoridades de saúde têm bloqueado o processo.

18h23 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje à farmacêutica Johnson & Johnson para deixar de enviar as vacinas contra a Covid-19 que produz na África do Sul para países ricos, alertando para a escassez de vacinas em África.

18h21 - O governo dos Estados Unidos quer começar a administrar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 a 20 de setembro, abrangendo os que receberam a segunda oito meses antes.

17h48 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou hoje que os países mais ricos avancem com o reforço da vacinação contra a Covid-19 quando os países mais pobres ainda nem sequer imunizaram a sua população.

"Estamos a dar coletes salva-vidas a pessoas que já têm coletes salva-vidas, enquanto [outras] pessoas estão a morrer afogadas, esta é a realidade", criticou, numa referência ao fosso entre os países mais ricos e os países mais pobres, o diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Michael Ryan, na videoconferência de imprensa regular da organização sobre a evolução da pandemia da Covid-19.

"Estamos a deixar milhões de pessoas sem nenhuma proteção", enfatizou.

17h18 - Espanha registou 11.956 novos casos de Covid-19 e 144 mortes nas últimas 24 horas, enquanto a incidência acumulada caiu, o que se reflete nas hospitalizações e nas admissões em Unidades de Cuidados Intensivos, segundo dados do Ministério da Saúde. 

16h54 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que foram detetados 33.904 novos casos de infeção por coronavírus e morreram mais 111 pessoas em 24 horas. Em termos globais, o Reino Unido contabiliza 6.355.887 infeções e 131.260 óbitos. 

16h18 - A revista Nature partilhou um artigo no qual defende que não há provas científicas que demonstrem os benefícios de um reforço vacinal em pessoas com ambas as doses administradas.

"O foco em terceiras vacinas quando mais de metade do mundo tem falta de doses de vacina mostra falta de visão e só irá permitir que a pandemia dure mais tempo", pode ler-se.

15h44 - O Reino Unido está a avaliar a potencial combinação de uma vacina contra a Covid-19 e contra a gripe, avança o The Telegraph. A combinação ajudaria a reduzir o tempo de produção e facilitaria a distribuição. 

15h27 - Perto de oito mil jovens oriundos de vários países europeus estão a participar numa 'rave' ilegal organizada numa área privada na região centro de Itália, com a polícia local a assumir que não tem meios para acabar com o evento.

Leia Também: AO MINUTO: Rt e incidência estabilizam e internamentos diminuem por cá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório