Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Falha na vacinação no Queimódromo do Porto dá origem a inquérito

A Task Force encontra-se a aguardar pelas conclusões do inquérito, que se encontra em curso, de forma a tomar uma decisão referente ao centro de vacinação em causa.

Falha na vacinação no Queimódromo do Porto dá origem a inquérito
Notícias ao Minuto

15:38 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

As autoridades abriram um inquérito à falha na vacinação no Queimódromo do Porto que levou à suspensão da administração de vacinas no centro desde o dia 11 de agosto, anunciou, esta quarta-feira, a Task Force num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Na mesma nota, a Task Force explica que houve uma quebra na cadeia de frio e interrupção da inoculação no dia 9 de agosto (durante todo o dia) e 10 de agosto (no período da manhã) no centro em questão, mas que só foi informada desta falha ao final da tarde de dia 11 de agosto, através da ARS Norte.

Por essa razão, de acordo com a mesma nota, "a ocorrência foi de imediato encaminhada para a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), Polícia Judiciária (PJ) e Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, tendo sido aberto um inquérito que se encontra em curso".

O inquérito em questão tem assim, segundo a Task Force, três focos: Averiguar o que levou à quebra na cadeia de frio, que procedimentos foram efetuados pelo Queimódromo do Porto - uma vez que a quebra na cadeia de frio não foi detetada, originando a inoculação de vacinas que estiveram armazenadas fora dos parâmetros normais de temperatura estabelecidos  - e saber porque é que a notificação da ocorrência à Task Force demorou tanto tempo.

Ainda através do mesmo comunicado, a Task Force informa que os funcionários deste centro de vacinação, quando se aperceberam que as vacinas tinham estado armazenadas fora dos parâmetros normais de temperatura estabelecidos, interromperam a administração das doses dos lotes em causa.

Entretanto, o Infarmed já solicitou informação aos fabricantes dos lotes de vacina em causa, de forma a apurar a eficácia das vacinas, encontrando-se a analisar os resultados.

Os utentes que foram inoculados, no centro de vacinação do Queimódromo, no dia 11 de agosto, foram vacinados com lotes de vacinas requisitadas ao centro de vacinação do Regimento de Transmissões, que estiveram armazenadas dentro dos parâmetros adequados.

Os utentes alocados ao centro de vacinação do Queimódromo serão reencaminhados para o centro de vacinação do Regimento de Transmissões.

No presente momento a Task Force encontra-se a aguardar pelas conclusões do inquérito, que se encontra em curso, de forma a tomar uma decisão referente ao centro de vacinação do Queimódromo.

Leia Também: Vacinação no Queimódromo do Porto só reabrirá após inspeção, diz Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório