Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vacinação no Queimódromo do Porto só reabrirá após inspeção, diz Governo

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que a decisão de reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, só ocorrerá depois de conhecidas as conclusões das autoridades aos problemas de refrigeração da semana passada.

Vacinação no Queimódromo do Porto só reabrirá após inspeção, diz Governo
Notícias ao Minuto

16:23 - 16/08/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo Lacerda Sales, o apuramento do que ocorreu foi confiado às autoridades inspetivas, nomeadamente Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), sinalizando que também a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) "vai promover um inquérito interno relativamente aos procedimentos".

"Temos de aguardar com serenidade e tranquilidade as conclusões das autoridades para depois tomar decisões. Antes, seria precipitado", afirmou aos jornalistas.

Falando em Lousada, no distrito do Porto, à margem da inauguração de uma extensão de Saúde, o governante insistiu na necessidade de se "aguardar primeiro as conclusões das autoridades inspetivas, para se tomar decisões".

Na quinta-feira, os laboratórios Unilabs confirmaram à Lusa ter havido "um problema" no frigorífico de armazenamento das vacinas no centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, tendo o mesmo sido resolvido logo que detetado.

Por este motivo, a vacinação contra a covid-19 no Queimódromo do Porto foi suspensa pela coordenação da 'task-force' e pedida uma investigação à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Ainda sobre o que se passou naquele centro de vacinação, Lacerda Sales acrescentou hoje que "o mais importante é que ninguém ficou por vacinar".

"Todas as pessoas que estavam agendadas para o Queimódromo foram agendadas para outros locais", indicou, enquanto observava que, "num processo de vacinação com complexidade logística, é natural que, por vezes, num ou noutro ponto do país, as coisas possam não decorrer de uma forma perfeita".

O secretário de Estado avançou, por outro lado, que, até o momento, já foram realizadas em Portugal 13 milhões de inoculações, havendo "65% da população com o esquema vacinal completo e 75% com as primeiras inoculações".

"Somos o terceiro país a vacinar e isso tem sido muito importante", terminou.

Leia Também: AO MINUTO: Centro de vacinação vandalizado na Azambuja; Rt a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório