Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Fase em que podemos retirar as máscaras, pelo menos no exterior"

Virologista Pedro Simas defende que a retirada da obrigação do uso da máscara não é precoce: "Até podíamos tê-lo feito antes".

"Fase em que podemos retirar as máscaras, pelo menos no exterior"
Notícias ao Minuto

23:26 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

País Pedro Simas

Portugal está perto da meta dos 70% da população com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo e, como tal, começa o debate em torno da necessidade (ou não) do uso da máscara no exterior. Na opinião do virologista Pedro Simas, o fim desta obrigação é um passo a tomar.

"Na minha opinião, acho que não é precoce. Ter o confinamento e as medidas de restrição ligadas à percentagem de vacinação... penso que deveriam estar ligadas à eficácia que essa percentagem de vacinação tem na sociedade", apontou o especialista na TVI24

E explicitou: "Nomeadamente em termos de Unidades de Cuidados Intensivos e internamentos em enfermaria geral e o que estamos a ver é que há, cada vez mais, um decréscimo". 

Na opinião de Pedro Simas, "nesta fase em que estamos com taxas de vacinação muito altas", já se "vê o efeito que isso está a ter na sociedade". Contudo, apontou, "a taxa de infeção e as infeções nunca vão desaparecer". "Aliás, são as infeções a circular na comunidade - é essa infeção basal -, que permite que a imunidade seja mantida"

Em Portugal, "estamos com números muito estáveis e estamos numa fase em que podemos retirar as máscaras, pelo menos no exterior", opinou o virologista, acrescentando: "Até podíamos tê-lo feito antes", porque, reiterou, "não é tanto a percentagem de vacinação, mas o efeito que essa percentagem tem na sociedade". 

Recorde-se que, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 66% da população portuguesa (6,7 milhões de pessoas) já concluiu o esquema de vacinação. E 76% da população (7,7 milhões de pessoas) recebeu a primeira dose das vacinas contra a Covid-19.

O Norte foi a região com o ritmo de vacinação mais elevado na última semana, com 266.632 doses das vacinas inoculadas. Lisboa e Vale do Tejo não ficou muito atrás, tendo administrado 217.166 doses de vacinas nos últimos sete dias. 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal envia doses para Angola; Incidência elevada no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório