Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Rt e incidência estabilizam e internamentos diminuem por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência estabilizam e internamentos diminuem por cá
Notícias ao Minuto

07:42 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O processo de vacinação contra a Covid-19 prossegue a bom ritmo em Portugal. De acordo com os dados divulgados, ontem, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 66% da população portuguesa (6,7 milhões de pessoas) já concluiu o esquema de vacinação e 76% (7,7 milhões de pessoas) conta com a primeira dose.

Ainda segundo os dados divulgados, mais de metade da população com idades entre os 18 e os 24 anos tem já pelo menos uma dose da vacinação, o que significa um aumento de 34% para 54% da taxa de vacinação dos jovens. 

Importa recordar que o Governo previu que no início de setembro, mais de 70% da população em Portugal esteja totalmente vacinada, permitindo que o país arranque para mais uma fase de alívio de restrições. Ainda assim, com o acelerado ritmo de vacinação, esta segunda etapa do desconfinamento poderá avançar mais cedo do que previsto, visto que o primeiro-ministro admitiu que as datas podiam ser alteradas consoante a percentagem de pessoas vacinadas no país. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo: 

15h54 - Este registou terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. 

15h48 - Falha na vacinação no Queimódromo do Porto dá origem a inquérito. As autoridades abriram um inquérito à falha na vacinação no Queimódromo do Porto que levou à suspensão da administração de vacinas desde o dia 11 de agosto, informou esta quarta-feira a task force, em comunicado. 

15h29 - Falta de exercício relacionado com aumento de risco de doença grave em casos Covid. Um estudo demonstrou que há uma relação entre a falta de exercício físico e uma manifestação mais grave da Covid-19. A investigação, publicada pelo British Journal of Sports Medicine, comparou os casos de pacientes infetados hospitalizados, completamente inativos, com outros doentes nas mesmas circunstâncias mas que faziam exercício físico. 

Com uma amostra de 50 mil casos, foi assim concluído que os adultos infetados que realizavam "atividade física estavam associados a um menor risco de doença grave de Covid-19. 

15h07- 90% da população na Irlanda já conta com uma dose da vacina. Brian MacCraith, coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 na Irlanda, anunciou, esta tarde, que 90% da população do país já recebeu pelo menos uma dose e que 83% já levou ambas as doses requeridas. No total, refere o responsável numa nota divulgada no Twitter, já foram administradas mais de 6,46 milhões de vacinas na Irlanda. 

14h44 - Itália. Polícia sem meios para impedir rave ilegal com quase 8 mil jovens. Perto de 8 mil jovens oriundos de vários países europeus estão a participar numa 'rave' ilegal organizada numa área privada na região centro de Itália, com a polícia local a assumir que não tem meios para acabar com o evento.

14h26 - Recuperados com 'Covid longa' têm níveis de coagulação elevados. Os pacientes com síndrome de 'Covid longa' continuam a ter altas taxas de coagulação sanguínea, o que pode explicar a persistência de sintomas, tais como cansaço e fadiga, revela um novo estudo, desenvolvido por investigadores do Royal College of Surgeons in Irland (RCSI) da University of Medicine and Health Sciences, publicado no Journal of Thrombosis and Haemostasis.

14h13 - Festa em praia de Faro junta 40 jovens e dá origem a nove autos. A Polícia Marítima interrompeu um ajuntamento de 40 jovens que se encontravam “em ambiente festivo”, durante a madrugada, na praia de Faro, revelou a Autoridade Marítima Nacional esta quarta-feira. Foram elaborados nove autos de notícia tendo sido apreendidas, como medida cautelar, várias bebidas alcoólicas.

14h02 - Portugal com mais 17 óbitos e 2.983 casos. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2.983 novos contágios e 17 vítimas mortais relacionadas com o novo vírus, informou esta tarde a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

De ontem para hoje, foram reportados mais 760 casos positivos e 2.206 recuperados e há menos 49 doentes com Covid-19 internados nas enfermarias portuguesas e menos cinco nos cuidados intensivos. A matriz de risco também foi hoje atualizada, sendo que a incidência e o Rt não sofreram qualquer alteração. 


14h00 - Entrar em bares ao fim de semana só com teste negativo ou certificado. A entrada em bares e outros estabelecimentos de bebidas aos fins de semana, com início às 19h00 de sexta-feira, e feriados exige a apresentação de teste negativo ou certificado digital, à semelhança do que acontece nos estabelecimentos de restauração, esclareceu o Ministério da Economia à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

13h47 - Comissão eleitoral de Macau admite adiar escrutínio devido à Covid. A comissão eleitoral de Macau anunciou hoje que poderá adiar as eleições para a Assembleia Legislativa, previstas para 12 de setembro, caso a situação epidemiológica se agrave no território.

13h36 - Açores com 41 novos casos e 38 recuperações. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 41 novos casos de Covid-19, 38 recuperações e estão internados 11 doentes nos hospitais, segundo o boletim diário da Autoridade Regional de Saúde.

13h01 - Portugal entregou hoje 15 concentradores de oxigénio a Timor-Leste. Portugal e a Unicef entregaram hoje 15 concentradores de oxigénio a Timor-Leste, no âmbito da ajuda que Portugal tem dado aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e ao país asiático, anunciaram hoje as autoridades.

12h49 - Pandemia já provocou 4,38 milhões de mortes em todo o mundo. A pandemia de Covid-19 provocou a morte, até à data, de pelo menos 4.381.911 pessoas em todo o mundo, tendo sido registados 10.906 óbitos a nível mundial nas últimas 24 horas, revelou hoje o balanço da France-Presse (AFP).

12h37 - Sobe para 6 número de mortos em lar de Proença-a-Nova. De acordo com o último balanço do surto de Covid-19 do lar da Misericórdia de Proença-a-Nova, o número de mortos relacionados com o novo vírus aumentou para seis e há, neste momento, 47 casos positivos na instituição, adianta esta quarta-feira a TVI. 

12h30 - Aumento de casos no Porto Santo obriga a criar novo espaço de isolamento. O aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias no Porto Santo levou as autoridades de saúde da Madeira a instalar um novo espaço com 50 camas para isolamento de pessoas infetadas, no pavilhão multiusos da ilha, foi hoje anunciado.

12h10 - Vacina russa de dose única com 93,5% de eficácia. A vacina russa de dose única Sputnik Light, produzida com o primeiro componente da vacina Sputnik V, demonstrou ter 93,5% de eficácia contra a Covid-19. A eficácia foi apurada durante vacinação contra o novo vírus da população no Paraguai, informou, esta quarta-feira, o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) em comunicado, citado pela CNN. 

12h04 - Município prolonga programa 'Gouveia Investe' para apoio às empresa. O município de Gouveia decidiu prorrogar o programa 'Gouveia Investe', que foi criado para atenuar os impactos da pandemia de Covid-19 nas empresas locais, através do lançamento do 'Gouveia Investe IV'.


11h51 - A pensar em ir à praia? A Direção-Geral da Saúde (DGS) lembrou, esta manhã, que nos areais deve respeitada "a distância entre os guarda-sóis".  Numa infografia divulgada nas redes sociais, a autoridade recordou que deve haver um distanciamento de cerca de três metros. "Verão protegido, futuro garantido", pode ler-se ainda na partilha. 


11h49 -
Jovens encorajados a usarem disfarces para receberem vacina no México. Os jovens mexicanos estão a ser desafiados a usarem máscaras no momento em que forem receber a vacina contra a Covid-19. O objetivo é de promover a vacinação nas faixas etárias mais novas como um momento divertido, considerando que muitos jovens tem faltado à inoculação contra o novo vírus. Veja as imagens os melhores fatos encontrados na Cidade do México aqui

Notícias ao Minuto © Getty Images
 11h34 - CDS questiona Governo sobre vacinação de nadadores-salvadores. O CDS questionou hoje o Governo sobre a vacinação contra a Covid-19 de nadadores-salvadores, apontando que são um grupo "sujeito a um contacto de grande proximidade" o que "agrava o risco de contágio".

11h18 - África com mais 1.742 mortes e 31.006 casos. A África registou hoje mais 31.006 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 7.345.638, que resultaram em mais 1.742 óbitos, para 185.505 mortes, segundo os dados oficiais mais recentes.

11h04 - Jonathan Davis, dos Korn, testa positivo. Os Korn foram forçados a mudar algumas datas da digressão depois do artista Jonathan Davis ter testado positivo à Covid-19. Nas redes sociais, a banda partilhou um comunicado, no qual explicam a razão de terem cancelado um concerto à última hora. 

"No sábado, recebemos a infeliz notícia de que o Jonathan tinha um teste positivo à Covid e tivemos de adiar o espetáculo à última hora. Como resultado do teste positivo, também precisamos de reagendar os próximos espetáculos. O nosso principal objetivo é garantir sempre a segurança de todos os envolvidos", pode ler-se. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Korn (@korn_official)

10h46 - Infeciologista diz ser demasiado cedo para deixar cair uso de máscara na rua. O infeciologista António Silva Graça considerou, esta manhã, que é demasiado cedo para deixar de ser obrigatório o uso de máscara na via pública. "É um pouco imprudente porque continuamos ainda a ter um vírus a circular de uma forma significativa", disse o especialista em declarações à Antena 1.

António Silva Graça defendeu ainda que, como alternativa, o país poderia avançar com o fim do isolamento profilático para pessoas totalmente vacinadas contra o novo vírus.

10h40 - Diretor-geral da OMS critica empresas com recorde de lucros e países que já deram reforços vacinais. "É uma falta de consciência que algumas empresas de produção de vacinas contra a Covid-19 estejam a reportar lucros recorde e alguns países estejam a dar doses de reforço quando há tantas pessoas que ainda não estão protegidas", pode ler-se num comentário deixado no Twitter pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

10h28 - Após testar positivo, governador do Texas diz estar sem sintomas. O governador do Texas, Greg Abbott, partilhou um vídeo nas redes sociais, após ter testado ontem positivo para o novo coronavírus. Nas imagens, o republicano adianta que está sem sintomas e que tem a vacinação contra a Covid-19 completa. 

"Como já devem ter ouvido, tenho Covid-19. Neste momento, não sofro de qualquer sintoma como febre ou dores. Obrigado pelas mensagens que recebido do país inteiro. Permanecerei focado todos os dias a governar o grande estado do Texas", pode ler na legenda do vídeo.

10h09 - Rússia com mais 20 mil novos casos e quase 800 óbitos. A Rússia registou, esta quarta-feira, mais 20.914 novos contágios de Covid-19, sendo que 1.590 foram identificados em Moscovo. De acordo com os dados do governo, foram também reportadas mais 799 mortes associadas à doença. No total, a Rússia passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 6.663.473 casos positivos e 172.909 óbitos. 

09h55 - Grande Prémio do Japão cancelado devido à pandemia. A Formula 1 anunciou, através de um comunicado divulgado hoje nas plataformas oficiais, que se viu obrigada a cancelar o Grande Prémio do Japão, que estava originalmente agendado para o dia 10 de outubro.

09h37 - Um dos maiores eventos de tecnologia exigirá vacina em 2022. A organização responsável pelo Consumer Electronics Show (CES) já fez saber que exigirá que os visitantes da edição 2022 apresentem prova de vacinação, uma medida criada para prevenir surtos de Covid-19 no evento.

09h23 - OMS alerta para vacinas falsas a circular na Índia e em África. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou ter identificado versões falsificadas da vacina principal utilizada contra a Covid na Índia, a Covishield. Em comunicado, a organização deu conta de que as doses foram apreendidas pelas autoridades indianas e africanas entre julho e agosto deste ano.

09h18 - Boris Johnson continua a aliviar medidas um mês após "dia da liberdade". Um mês depois do "dia da liberdade", o Governo britânico mantém a mensagem de que a Covid-19 é um "grave risco para a saúde", mas continua a aliviar medidas para tentar estimular a economia. 

Desde segunda-feira, as pessoas em Inglaterra vacinadas contra a covid-19 ou menores de idade deixaram de ser obrigadas a ficar em isolamento profilático se estiverem em contacto com um infetado.

08h52 - "Pandemia acelerou necessidade de transformar o turismo". O secretário-geral da conferência mundial 'A World for Travel', que decorrerá em setembro, em Évora, disse que a pandemia acelerou a necessidade de "passar à ação" e transformar a indústria do turismo, em termos de sustentabilidade.

08h37 - Fim de uso obrigatório de máscaras na rua pode chegar mais cedo. Se o país mantiver o presente ritmo de vacinação, no final desta semana 70% da população deverá ter a vacinação completa, uma semana mais cedo do que o previsto. Ao alcançar esta meta, o país deverá assim avançar já para a segunda fase do alívio de restrições anunciado pelo Governo. Importa recordar que, nesta fase do desconfinamento, está previsto o fim do uso obrigatório de máscara na rua, sempre que seja possível garantir o distanciamento social. 

08h21 - Vacinação é um "ato de amor" para proteger os mais frágeis, diz o Papa. O Papa Francisco defendeu hoje que vacinar-se contra a Covid-19 é um "ato de amor" para proteger os mais frágeis, numa campanha para promover a vacinação, com representantes da Igreja Católica na América Latina, incluindo do Brasil.

08h01 - China deteta 28 novos casos, seis por contágio local. A China identificou 28 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seis dos quais por contágio local, diagnosticados na província de Jiangsu, onde começou o atual surto, indicou a Comissão de Saúde da China.

07h49 - Alemanha com 8.324 novos casos. Incidência continua a subir. As autoridades de saúde alemãs reportaram, esta quarta-feira, mais 8.324 novos casos de Covid-19 e 22 mortes relacionadas com a doença. A incidência de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 também aumentou, segundo o Instituto Robert Koch, subindo de 37,4 para 40,8.

07h32 - Lojas do Cidadão com funcionamento normal em setembro. As Lojas do Cidadão deverão regressar ao funcionamento normal no início de setembro, passando a prestar atendimento presencial sem necessidade de marcação prévia.

07h21 - Cruz vermelha alerta para falta de vacinas no sudeste asiático. O sudeste asiático, sobretudo países como s Filipinas e a Indonésia, precisa de ajuda para obter vacinas contra a Covid-19, apontou hoje a Federação Internacional da Cruz Vermelha.

“Este surto provocado pela variante Delta está a ter consequências trágicas para as famílias do sudeste asiático e está longe de ter terminado", alertou Alexander Matheou, diretor do departamento responsável pelo Pacífico Asiático da Federação Internacional da Cruz Vermelha, num comunicado citado pelo The Guardian. 

07h18 - EUA com mil mortos num dia. Os Estados Unidos reportaram, nas últimas 24 horas, mil óbitos relacionados com a Covid-19, o que se traduz numa média de 42 mortos por hora num dia, adianta a Reuters. De acordo com os dados epidemiológicos, a variante Delta continua assim sem dar tréguas no país, especialmente nas zonas do país menos vacinadas contra o novo vírus.

07h11 - Pandemia mudou economia dos EUA para sempre, diz Powell. O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, defendeu que a economia dos EUA foi mudada para sempre pela pandemia do novo coronavírus e que é importante o banco central adaptar-se a estas mudanças.

"Nós não vamos voltar à economia que tínhamos antes da pandemia, (...) precisamos de observar cuidadosamente a forma como a economia evolui através da pandemia, procurar entender como mudou e quais as implicações para a nossa política", declarou Powell.

07h10 - Austrália. Nova Gales do Sul com máximo de casos. O estado australiano de Nova Gales do Sul registou 633 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início de um surto, em meados de junho, que já chegou à Nova Zelândia.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Para consultar o que de mais importante aconteceu no dia de ontem clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 66% da população totalmente vacinada; 570 mil óbitos no Brasil  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório