Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

OMS alerta para vacinas falsas a circular na Índia e em África

As doses foram apreendidas entre julho e agosto deste ano.

OMS alerta para vacinas falsas a circular na Índia e em África
Notícias ao Minuto

08:23 - 18/08/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Organização Mundial de Saúde revelou ter identificado versões falsificadas da vacina principal utilizada contra a Covid na Índia, a Covishield. Em comunicado a organização deu conta de que as doses foram apreendidas pelas autoridades indianas e africanas entre julho e agosto deste ano.

A Covidshield, recorde-se, é a versão indiana da vacina da AstraZeneca e a mais usada na Índia, com mais de 486 milhões de doses administradas até agora. É produzida pelo fabricante indiano de medicamentos imunobiológicos Serum Institute of India (SII).  O próprio fabricante já veio confirmar que as doses apreendidas eram falsas.

O Serum forneceu milhões de vacinas Covishield para países na Ásia, África e América do Sul - como parte de acordos feitos com vários governos e do esquema global Covax para países mais pobres. A Índia também enviou doses de Covishield para alguns de seus vizinhos.

A OMS já alertou que as vacinas falsas "representam um perigo sério para a saúde pública global".

Não houve, para já, nenhuma declaração oficial do governo indiano, mas relatórios locais, segundo a BBC, dão conta de que o Ministério da Saúde do país está a investigar o assunto.

A Índia, que é o segundo país mais afetado do mundo, pretende vacinar toda a sua população até o final deste ano. Cerca de 13% da população está totalmente vacinada desde o início da campanha, em janeiro.

Leia Também: OMS confirma novo caso suspeito de Ébola na Costa do Marfim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório