Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Cria de leão das cavernas encontrada congelada na Sibéria tem 28 mil anos

Cria foi encontrada no pergelissolo da Sibéria e ainda tem pelo, órgãos internos e esqueleto.

Notícias ao Minuto

23:20 - 13/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Sibéria

Os cientistas indicaram que a cria de leão das cavernas encontrada em condições extraordinárias de preservação no pergelissolo da Sibéria viveu há 28 mil anos e poderá, até, ter vestígios de leite materno.

Os restos mortais da cria, a que se chamou Sparta, foram encontrados no rio Semyuelyakh, na região russa de Yakutia, em 2018, na mesma zona onde tinha sido encontrada, um ano antes, uma segunda cria.

As duas crias, um macho e uma fêmea, foram encontradas a uma distância de 15 metros, mas nasceram com milhares de anos de intervalo. Boris, o macho, viveu há mais de 43 mil anos, de acordo com o estudo citado pelo Guardian.

As duas crias, que teriam entre 1 a 2 meses de idade, foram encontradas por colecionadores de dentes de mamute. Os leões da caverna, sublinhe-se, estão extintos há milhares de anos.

Um dos autores do estudo, Valery Plotnikov [na imagem], disse que Sparta está tão bem preservada que ainda tinha pelo, órgãos internos e esqueleto. "É uma descoberta única, não há outra igual em Yakutia. Talvez, esperamos, algumas partes desintegradas do leite materno ainda estejam intactas. Se tivermos isso, poderemos compreender que tipo de dieta tinha a mãe da cria", disse.

A publicação britânica indica que este tipo de descoberta tem sido mais comum na Sibéria por causa das alterações climáticas, que está aquecer a região ártica e a facilitar o acesso a zonas que antes estavam inacessíveis no pergelissolo.

O pergelissolo é um tipo de solo que se encontra permanentemente congelado, nomeadamente na região ártica.

Leia Também: Administração de Biden suspende exploração de petróleo e gás no Ártico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório