Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Curdistão sírio abre representação diplomática na Suíça

A administração curda no nordeste da Síria, conhecida também como Rojava, inaugurou uma representação diplomática em Genebra para ganhar reconhecimento internacional, indicou hoje a televisão suíça RTS.

Curdistão sírio abre representação diplomática na Suíça
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/08/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Esse escritório vai juntar-se aos anteriormente abertos em Paris, Bruxelas e Londres, formando uma rede diplomática apesar de a administração curda não ter "o objetivo de formar um Estado independente", assegurou o número dois do Governo autónomo, Bedran Ciya Kurd, presente no momento da inauguração.

"Estabelecemos um modelo democrático que funciona e estamos aqui para que Estados e organismos internacionais apoiem esse sistema, para que obtenha um determinado estatuto oficial", acrescentou.

A representação diplomática procura também aprofundar os laços com a Suíça, país que, nos últimos anos, se recusou a repatriar combatentes suíços do autoproclamado Estado Islâmico ou as suas famílias.

Algo que, segundo o canal de televisão suíço, incomodou Rojava, que há anos combate os insurgentes e mantém muitos dos seus militantes detidos.

"Esperamos que a Suíça nos apoie e se envolva com a nossa administração, especialmente em matéria de luta contra o terrorismo", sublinhou Ciya Kurd.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório