Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Brasil com mais 43 mil casos. "Escândalo" no acesso a vacinas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Brasil com mais 43 mil casos. "Escândalo" no acesso a vacinas
Notícias ao Minuto

08:18 - 07/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Em Portugal, 70% das pessoas já se encontram vacinadas com a primeira dose da vacina contra Covid-19. 

O marco "decisivo" foi, ontem, saudado pelo primeiro-ministro que mostrou-se confiante de que "no final do mês de setembro, 85% da população tenha a vacinação completa"

Sobre a evolução epidemiológica no país, de acordo com as conclusões apresentadas no relatório das 'Linhas Vermelhas', "a mortalidade por Covid-19 manter-se-á provavelmente elevada nas próximas semanas, dado o aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 acima dos 80 anos".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de domingo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h40 - Governo francês garante aplicação flexível de certificado de saúde. O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, garantiu numa entrevista a ser publicada no domingo que haverá flexibilidade na aplicação do certificado de saúde Covid-19, que será alargado esta segunda-feira a restaurantes, comboios e muitos outros locais.

22h45 - Registada segunda morte entre utentes da Misericórdia de Proença-a-Nova. Foi, este sábado, registada a segunda morte entre os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, informou hoje o presidente da Câmara Municipal em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. "Infelizmente registámos este sábado, 7 de agosto, a segunda morte entre os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova que testaram positivo ao Covid-19, totalizando dois óbitos como consequência deste surto. À família enlutada endereço sentidas condolências, em meu nome pessoal e da Câmara Municipal", pode ler-se. 

22h20 - Brasil soma 990 mortes e 43.033 novos casos nas últimas horas. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 990 mortes e 43.033 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este sábado pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, o país contabilizou 562.752 vítimas mortais e 20.151.779 infeções.

21h54 - Guiné-Bissau regista 62 novos casos. A Guiné-Bissau registou 62 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

21h33 - Manifestações em Itália contra certificado sanitário. Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades italianas contra a instauração de um certificado sanitário Covid-19 para assistir a eventos em recintos fechados e também no setor da educação. Cerca de mil pessoas estiveram na Piazza del Popolo, no centro de Roma, em protesto contra o referido certificado.

21h13 - França reporta mais 25.755 contágios e 32 óbitos associados à Covid-19. A França registou este sábado mais 25.755 infeções por novo coronavírus e mais 32 mortes associadas à doença Covid-19 nas últimas 24 horas. Enquanto o número de óbitos desce em relação a sexta-feira (60), o número de casos sobe (25.077). A tutela indica, ainda, que o número de pacientes internados em cuidados intensivos é agora de 1.510, um número muito distante do máximo de 6.001 doentes em UCI no final de abril.

20h57 - Guiné-Bissau critica "escândalo universal" no acesso a vacinas. A Alta Comissária da Guiné-Bissau para o combate a pandemia do novo coronavírus, Magda Robalo, afirmou hoje que a falta de equidade no acesso às vacinas para proteger contra a Covid-19 constitui um "escândalo universal". "Vamos continuar a dizer que é um escândalo universal esta falta de equidade. Nós vimos os países ricos vacinarem as suas populações, a primeira e segunda dose, e só quando restaram as doses que tinham açambarcado é que nós, os países mais pobres, estamos a receber as vacinas", lamentou.

20h53 - Protestos contra o certificado juntam 237 mil em cidades francesas. Cerca de 237.000 pessoas, segundo estimativas oficiais, marcharam hoje em várias cidades francesas pelo quarto fim de semana consecutivo contra os certificados de saúde Covid-19, que vão ser obrigatórios em França para aceder a cafés, comboios e outros locais. De acordo com o Ministério francês da Administração Interna, esta foi até agora a maior mobilização contra a imposição dos certificados de saúde Covid-19, aprovados na quinta-feira pelo Tribunal Constitucional do país e que entrarão em vigor na segunda-feira.

Notícias ao Minuto Protestos em Paris© Siegfried Modola/Getty Images  

20h46 - Madeira regista 42 novos casos e 18 recuperados nas últimas 24 horas. A Madeira registou nas últimas 24 horas 42 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-Cov-2 e 18 recuperados da doença covid-19, contabilizando agora 260 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h41 - Alto Comissariado da Guiné-Bissau alerta para terceira vaga muito forte. A Alta Comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, alertou hoje a população que a terceira vaga da pandemia no país é "muito forte" e apelou às pessoas para se vacinarem.

19h11 - Mais 34 óbitos e 1.273 infetados em Moçambique. Moçambique registou mais 34 óbitos associados à Covid-19 e 1.273 infeções nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

18h35 - Surto em lar de Almodôvar com 44 infetados e uma vítima mortal. Um surto de Covid-19 num lar de Almodôvar (Beja) já infetou 44 pessoas, entre utentes e funcionárias, tendo já falecido um idoso na sequência deste surto, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Bota.

"Vale-nos a situação estar mais controlada porque todos eles [utentes e funcionários] estão vacinados, o que faz com que o sofrimento seja menor, os efeitos sejam menores, as consequências deste vírus seja inferior, seja mais minimizada em relação àquilo que costumávamos ter", disse.

18h18 - Navio patrulha em missão na Madeira substituído devido a 12 casos positivos. O navio patrulha costeiro NRP Douro, em missão na Zona Marítima da Madeira, vai ser substituído depois de 12 dos 26 militares terem testado positivo à Covid-19, anunciou hoje a Marinha Portuguesa.

18h10 - Protestos contra o certificado de saúde em várias cidades francesas pela quarta semana consecutiva. Milhares de pessoas marcharam hoje em Paris e outras cidades francesas, pelo quarto fim-de-semana consecutivo, em protesto contra os certificados de saúde COVID-19, que vão ser obrigatórios em França para se entrar em cafés, comboios e outros locais. As manifestações de hoje acontecem dois dias depois de o Tribunal Constitucional francês aprovar a maioria das disposições de uma nova lei que expande o conjunto de locais a cujo acesso é obrigatória a apresentação de passes de saúde válidos.

17h33 - Reino Unido regista mais 103 mortes e 28.612 novos casos da Covid-19. O Reino Unido registou, nas últimas horas, mais 103 mortes e 28.612 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este sábado pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 130.281 óbitos e 6.042.252 infeções. 

16h30 - Polícia Marítima termina evento musical com 80 pessoas na praia da Parede. O Comando da Polícia Marítima de Cascais encerrou, na passada quinta-feira, pelas 23h30, um estabelecimento na praia da Parede, em Cascais, onde se realizava "um evento musical com cerca de 80 pessoas". 

15h45 - Duas contraordenações em fiscalização de estabelecimentos em praias. A Polícia Marítima do Douro - em colaboração com a PassMúsica - fiscalizou, durante a tarde desta sexta-feira, estabelecimentos de restauração e bebidas, nas praias de Vila Nova de Gaia. O resultado foi a elaboração de dois autos de contraordenação. 

15h22 - Professores e funcionários sem vacina correm risco de suspensão em Itália. Mais de 200 mil professores e funcionários escolares em Itália ainda não receberam qualquer dose da vacina contra a Covid-19 a um mês do arranque do ano letivo, correndo o risco de suspensão e perda de salário no regresso.

15h16 - Investigador avisa para "uma ligeira onda" este mês com abertura do país. O investigador Carlos Antunes afirmou hoje que "é natural" que ainda haja "uma ligeira onda" de Covid-19 este mês devido ao fim das medidas de restrição de horários e de atividades desde o dia 1 de agosto. "Com a cessação de restrições é natural que aumente o número de contactos e havendo um maior número de contatos, a probabilidade de haver mais casos é maior", disse à agência Lusa o matemático e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

14h54 - Polícia lança gás lacrimogéneo contra manifestantes em Banguecoque. A polícia tailandesa disparou hoje gás lacrimogéneo e balas de borracha contra várias centenas de manifestantes pró-democracia reunidos em Banguecoque para exigir uma reforma política e melhor gestão da pandemia de Covid-19.

14h29 - Espanha prolonga quarentena para seis países africanos e sul-americanos. Espanha prolongou, mais uma vez e até dia 27 de agosto, a quarentena de dez dias aos passageiros que cheguem de seis países africanos e sul-americanos particularmente afetados pela pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

14h05 - Portugal regista mais 17 mortos e 2.621 novos casos. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 2.621 novos contágios de Covid-19 e 17 vítimas mortais relacionadas com a doença, revelou este sábado a Direção-Geral da Saúde (DGS)

14h00 - Açores corrige medidas aplicadas às ilhas de muito baixo risco. O Governo corrigiu a Resolução do Conselho do Governo n.º 185/2021, de 6 de agosto, sendo que às ilhas Corvo, Graciosa, São Jorge, Pico e Santa Maria se aplicam-se as medidas de muito baixo risco da Covid-19.

13h42 - Mais de 12 milhões de vacinas administradas. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou, este sábado, que Portugal Continental ultrapassou, na passada quinta-feira, "a marca das 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas à população". Neste momento, de acordo com os dados do Governo, 70% dos portugueses já levou a primeira dose da vacina e 60% tem o esquema vacinal completo. 

13h39 - Maiores de 80 registam maior número de casos e de mortes desde junho. Os maiores de 80 anos são o grupo etário que regista o mais elevado número de novos casos de Covid-19 desde junho, o que se reflete nos internamentos em enfermaria e na mortalidade, segundo o investigador Carlos Antunes.

13h32 - Vacina evitou 38.300 mortes na Alemanha. Um estudo do Instituto Robert Koch de virologia, hoje divulgado, estima que a campanha de vacinação contra a Covid-19 tenha evitado 38.300 mortes na Alemanha, mais de 706.000 infeções e cerca de 20.000 internamentos em cuidados intensivos.

13h23 - Açores com 67 casos e 48 recuperações. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 67 casos de Covid-19, a par de 48 recuperações e sete internamentos, sendo agora 560 os casos ativos, anunciou a Autoridade Regional de Saúde.

13h06 - Índia aprova uso de emergência da vacina da Janssen. Este sábado, a Índia aprovou o uso de emergência da vacina da Janssen contra a Covid-19.

O objetivo é reforçar a campanha de imunização face aos receios crescentes de uma nova vaga de infeções no país. 

12h13 - ASAE encerra oito estabelecimentos no país por incumprimento de regras. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) lançou na noite de sexta-feira uma operação que abrangeu 149 restaurantes e bares no país, tendo sido encerrados oito estabelecimentos por incumprimento das regras de contenção da pandemia de Covid-19.

12h07 - Mil idosos em lares estão por vacinar. Mil utentes de lares de idosos estão por vacinar, a "esmagadora maioria dos quais" por terem estado infetados com Covid-19, pelo que aguardam o final dos 90 dias definidos para poderem tomar a vacina, informou hoje o Governo.

12h03 - Governo vai realizar estudo para avaliar imunidade em lares. O Governo vai realizar "um estudo serológico a uma amostra de cinco mil funcionários e utentes dos lares", informou este sábado o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em comunicado. 

O estudo, cuja participação será voluntária, irá decorrer durante o presente mês de agosto. 

"O objetivo deste estudo é aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, através da análise da imunidade dos idosos mais vulneráveis que já receberam a vacina, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura", esclarece a tutela. 

11h21 - Autoagendamento para maiores de 18 anos foi retomado hoje. O autoagendamento da vacinação da Covid-19 para os utentes com 18 ou mais anos voltou hoje a ficar disponível, após ter sido suspenso pela task force para agendar a vacinação dos jovens com 16 e 17 anos.

11h12 - Mais 1.040 mortes e 58.139 novas infeções em África nas últimas 24 horas. Mais 1.040 mortes associadas à Covid-19 foram registadas em África nas últimas 24 horas, assim como mais 58.139 casos, num total de 6.964.194 infeções, segundo os dados oficiais mais recentes sobre a pandemia na região.

10h49 - Rússia regista mais de 22 mil novos casos e 793 mortes. De acordo com o centro de crise anti-coronavírus russo, foram diagnosticados 22.320 contágios e morreram mais 793 pessoas nas últimas 24 horas. 

Em termos acumulados, a Rússia contabiliza 6.424.884 casos confirmados e 164.094 vítimas mortais. 

09h55 - Imunidade de grupo? "Só após a vacinação completa", alerta especialista. Após ter sido anunciado que 70% da população em Portugal já tinha levado pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, Maria João Amorim, virologista do Instituto Gulbenkian de Ciência, alertou que a presente situação ainda não se traduz em imunidade de grupo no país.

"Imunidade de grupo só após [os 70% da população terem] a vacinação completa", sublinhou a especialista, em declarações prestadas ontem, à SIC Notícias. 

09h27 - Distanciamento em locais de culto reduzido para 1,5 metros. O distanciamento físico das pessoas nas celebrações em locais de culto e religiosos passa a ser de 1,5 metros em vez dos dois metros que eram recomendados, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde divulgada na sexta-feira.

09h07 - EUA alcançam média de 100 mil casos por dia. Os Estados Unidos registam atualmente uma média de 100 mil novos casos de Covid-19 por dia, um número que já não se observava desde o surto do inverno, noticia hoje a agência Associated Press (AP).

No final de junho, os EUA tinham uma média de 11.000 casos por dia, mas hoje a média está nos 107.143.

08h05 -  Austrália atinge recorde de casos diários. A Austrália registou, nas últimas 24 horas, cinco mortos e 319 novos casos de Covid-19, o número mais elevado de contágios reportado no país desde o início da pandemia. Ainda de acordo com o dados divulgados este sábado, 345 pessoas infetadas com o novo coronavírus encontram-se internadas, sendo que 56 estão em unidades de cuidados intensivos. 

Na Austrália o número de contágios aumentou exponencialmente, nos últimos dias, devido à disseminação da variante Delta. Cerca de 60% da população do país encontra-se em confinamento. Até ao momento, a Austrália tinha conseguido manter os números epidemiológicos relativamente baixos, em comparação com a maioria dos países do mundo, tendo registado desde o início da pandemia cerca de 36 mil  infetados e 937 vítimas mortais associadas ao vírus. 

07h43 - 70% da população em Espanha já conta com pelo menos uma dose da vacina. O Governo espanhol anunciou que 69,8% da população no país já se encontra vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que se traduz em 33.141.450 pessoas. No que diz respeito à vacinação completa, 59,5% dos residentes em Espanha têm ambas as doses. O Executivo de Pedro Sánchez, recorda o El País, tem como objetivo atingir até ao final deste mês a meta de 70% da população totalmente imunizada. 

07h35 - Kamala Harris apela à vacinação. A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, deixou à população dos Estados Unidos um apelo à vacinação contra a Covid-19. 

"Vacine-se pelas pessoas que ama", pode ler-se numa mensagem divulgada nas redes sociais, num momento em que a variante Delta aumentou exponencialmente o número de contágios no país. 

07h26 - Juiz de Arkansas suspende proibição do uso de máscaras. Um juiz do Arkansas suspendeu temporariamente a lei de proibição estadual de ordem de máscara nas escolas, devido à discriminação entre ensino público e privado e para proteger os menores de 12 anos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19. 

07h17 - Alemanha com mais 24 óbitos e 3.206 novos casos. A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 3.206 infeções de Covid-19 e 24 mortos associados à doença, revelou este sábado o Instituto Robert Koch (RKI). De ontem para hoje, a incidência de contágios voltou a subir de 20,4 para 21,2 infetados por 100 mil habitantes em sete dias, em todo o território alemão. 

07h00 - China deteta 107 novos casos. A China anunciou hoje ter identificado 107 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 75 dos quais por contágio local. Nos últimos dias, as autoridades chinesas aplicaram confinamentos seletivos e restrições de viagem para travar o surto, um dos piores desde o início da pandemia.

Recorde aqui os principais acontecimentos, que ocorreram durante o dia de ontem, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório