Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Vírus continua entre nós", mas Costa está feliz com "marco importante"

Ficou esta sexta-feira a saber-se que "70% dos portugueses estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19".

"Vírus continua entre nós", mas Costa está feliz com "marco importante"
Notícias ao Minuto

19:22 - 06/08/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"O vírus continua entre nós", mas António Costa expressou, esta sexta-feira, a sua satisfação por Portugal ter atingido "hoje um marco muito importante: 70% dos portugueses estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19".

Numa mensagem gravada em vídeo na residência oficial, em São Bento, o primeiro-ministro sublinhou ainda que este se trata de "um passo decisivo" para as metas que Portugal deverá alcançar: "que no final deste mês de agosto, 70% dos portugueses tenham a primeira dose da vacinação e que no final do mês de setembro, 85% da população tenha a vacinação completa".

A vacinação, prosseguiu o chefe de Governo, "é condição fundamental para cada um estar seguro e todos estarmos seguros. E para podermos retomar a normalidade da nossa vida". 

Nas mesmas imagens, António Costa aponta ainda que, apesar dos esforços de vacinação e da meta alcançada, a Covid-19 ainda é uma realidade. "Convém não esquecer que a pandemia não acabou. As variantes continuam e não podemos pensar que tudo voltou já ao normal. Não, o vírus continua entre nós", sublinhou. 

Assim, reiterou aos portugueses um apelo que tem vindo a repetir durante os tempos de pandemia: "Temos de continuar a manter toda a prudência: o uso da máscara, a higiene das mãos, o distanciamento físico". Mesmo nas férias: "Seja quando voltarmos ao trabalho, seja agora quando muitos estão no gozo de férias". "Férias com Covid não é o mesmo que férias sem Covid".

De recordar que "o objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista". A informação foi revelada esta sexta-feira pelo ministério da Saúde, em comunicado.

Já foram administradas, em Portugal continental, "cerca de 12,1 milhões de vacinas", que permitiram vacinar, "com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo".

[Notícia atualizada às 19h37]

Leia Também: Covid-19. Atingido objetivo de 70% da população vacinada no continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório