Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Imunidade de grupo? "Só após a vacinação completa", alerta especialista

Quando Portugal alcançar 70% da população completamente vacinada contra a Covid-19, poder-se-á começar a pensar em aliviar as medidas de proteção individual, esclareceu ainda a virologista Maria João Amorim.

Imunidade de grupo? "Só após a vacinação completa", alerta especialista
Notícias ao Minuto

09:45 - 07/08/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Após ter sido anunciado que 70% da população em Portugal já tinha levado pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, uma meta atingida antes da data prevista, Maria João Amorim, virologista do Instituto Gulbenkian de Ciência, alertou que a presente situação ainda não se traduz em imunidade de grupo no país. 

"Imunidade de grupo só após [os 70% da população terem] a vacinação completa", sublinhou a especialista, em declarações prestadas ontem, à SIC Notícias. 

Sem deixar de destacar a importância da meta de vacinação alcançada, Maria João Amorim lembrou, contudo, que o marco será "mais importante" quando 70% dos portugueses tiver ambas as doses, momento em que se poderá começar a pensar em aliviar as medidas de proteção individual. 

"Sabemos que uma dose tem uma capacidade de proteção que está aquém de conseguir proteger quer de doença severa, quer de reinfeção. Portanto, conseguir atingir as duas doses é o patamar que desejamos", reforçou.

A especialista recordou ainda que, neste momento, é necessário manter todas as medidas de precaução contra a Covid-19 e que o presente contexto "ainda não nos permite deixar de usar máscara". 

Em Portugal, neste momento, 70% das pessoas já se encontram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 60% com ambas as doses necessárias para a vacinação completa.  

Leia Também: AO MINUTO: Média de 100 mil casos nos EUA; Recorde de casos na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório