Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo vai realizar estudo para avaliar imunidade em lares

Objetivo do estudo, que irá decorrer durante este mês, é compreender a duração dos efeitos da vacina nos idosos.

Governo vai realizar estudo para avaliar imunidade em lares
Notícias ao Minuto

11:45 - 07/08/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Governo vai realizar "um estudo serológico a uma amostra de cinco mil funcionários e utentes dos lares", informou este sábado o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em comunicado. 

O estudo, cuja participação será voluntária, irá decorrer durante o presente mês de agosto. 

"O objetivo deste estudo é aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, através da análise da imunidade dos idosos mais vulneráveis que já receberam a vacina, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura", esclarece a tutela. 

O estudo será levado a cabo pelo Algarve Biomedical Center (ABC) e pela Fundação Champalimaud e os consequentes resultados serão "apresentados publicamente em setembro". Estes dados serão, posteriormente, partilhados com as autoridades de saúde e poderão contribuir para decisões sobre a vacinação contra a Covid-19.

"O estudo será conduzido nas regiões do Algarve e Alentejo. O ABC vai contatar todas as instituições destas regiões, solicitando a participação dos utentes e dos profissionais, até se atingir a meta de cinco mil participantes", adiantou também o Executivo, apontado que o estudo não irá representar "quaisquer custos" associados para as entidades que participarem. 

O Ministério lembra ainda que "no âmbito da vacinação de utentes e profissionais de lares, foram já vacinados 99% dos idosos nos lares e 97% dos funcionários, um esforço que continuará até se garantir a cobertura integral de vacinação nesta população".

53 surtos ativos em lares 

A 5 de agosto, as autoridades de saúde portuguesas contabilizavam 53 surtos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em lares de idosos, com um surto em Proença-a-Nova a suscitar maior atenção por parte da União das Misericórdias Portuguesas.

De acordo com números disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde, os 53 surtos ativos, em números atualizados na segunda-feira, envolviam 829 casos de infeção diagnosticados.

Por administração regional de saúde, era em Lisboa e Vale do Tejo que se contavam mais surtos (25) e pessoas infetadas (270). No Norte havia 10 surtos e 247 pessoas infetadas, no Alentejo oito surtos e 68 infeções, no Centro seis surtos e 138 infetados e no Algarve quatro surtos e 106 pessoas infetadas.

Leia Também: AO MINUTO: Autoagendamento para maiores de 18 anos retomado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório