Reunião de preparação da COP26 foi extremamente positiva

Os responsáveis pela 26.ª Conferência das Partes (COP26) sobre o clima saudaram hoje os progressos realizados, depois de uma reunião ministerial que reuniu mais de 50 Estados em Londres, para preparar a cimeira de Glasgow, em novembro.

planeta terra

© iStock

Lusa
26/07/2021 23:50 ‧ 26/07/2021 por Lusa

Mundo

Clima

 

A secretária executiva da Convenção Quadro da Organização das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em Inglês), Patricia Espinosa, saudou como "extremamente positiva" a reunião, que juntou fisicamente, domingo e segunda-feira, representantes das partes da Convenção pela primeira vez desde há 18 meses.

Permanecem "desafios" a resolver "para juntar todas as pessoas", mas "a participação foi verdadeiramente extraordinária", com representantes vindos da Ásia, América Latina, África, mas sobretudo de atores chave, como EUA, China ou Índia, acrescentou, durante uma conferência de imprensa.

O presidente da COP26, o ministro britânico Alok Sharma, por seu lado, saudou os "progressos" que foram conseguidos "com um espírito claro de cooperação". Não obstante, relativizou, "os problemas discutidos são complexos" e "há diferenças significativas que persistem", em particular sobre as finanças, acrescentou.

O Canadá e a Alemanha aceitaram dirigir as discussões para chegar a um objetivo de 100 mil milhões de dólares por ano para ajudar os países mais pobres na luta contra as alterações climáticas.

Os participantes concordaram quanto ao facto de a COP26 dever "manter o limite de aquecimento em 1,5ºC em relação à era pré-industrial ao alcance", prosseguiu.

Numerosos participantes concordaram que o carvão "não é compatível com este objetivo", adiantou, desejando que a COP26 seja a que "remete o carvão para a história" e exprimindo a sua deceção por o G20 não se ter entendido sobre este assunto.

Segundo a ministra da Transição Ecológica francesa, Barbara Pompili, esta "primeira reunião física em Londres foi uma etapa essencial para criar um eletrochoque, um sobressalto na comunidade internacional", segundo uma declaração transmitida pelos seus serviços.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas