Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Recolher noturno em 31 das províncias do Afeganistão após ofensiva talibã

As autoridades afegãs, que se debatem nos últimos dois meses com uma vasta ofensiva dos talibãs, decretaram hoje recolher noturno obrigatório em todo o país, com exceção de três províncias, incluindo Cabul.

Recolher noturno em 31 das províncias do Afeganistão após ofensiva talibã
Notícias ao Minuto

13:01 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"A fim de conter a violência e limitar os movimentos dos talibãs, o recolher noturno foi decretado em 31 províncias do país", informou o Ministério do Interior afegão em comunicado, sublinhando que unicamente as províncias de Cabul, Panchir (nordeste) e Nangarhar (leste) não são abrangidas por esta medida.

O porta-voz daquele ministério, Ahmad Zia Zia, adiantou aos jornalistas que recolher noturno vigora entre as 22:00 e as 04:00 (hora local). Escusou-se a adiantar durante quanto tempo a medida será imposta aos cidadãos.

Os talibãs lançaram uma ofensiva em larga escala contra as forças afegãs no início de maio, logo após a retirada final das forças internacionais do Afeganistão, programada para ser concluída no final de agosto.

Grupos de talibãs apoderaram-se de grandes zonas rurais do país e as forças afegãs, que até agora têm oferecido pouca resistência, controlam essencialmente as estradas principais e capitais de província.

Leia Também: Afeganistão faz regressar embaixador após sequestro da filha no Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório