Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

Joe Biden com o índice de aprovação mais baixo desde que foi eleito

A taxa de aprovação dos norte-americanos relativamente à governação do Presidente, Joe Biden, diminuiu seis pontos desde junho e está agora em 50%, o mais baixo até agora, segundo uma sondagem divulgada hoje.

Joe Biden com o índice de aprovação mais baixo desde que foi eleito
Notícias ao Minuto

23:58 - 23/07/21 por Lusa

Mundo EUA

De igual modo, a taxa de desaprovação de Joe Biden subiu de 42% em junho para 45% em julho, o que indica que a fase do 'período de lua de mel' com que os cidadãos recebem um novo Governo terminou ao fim de seis meses de ter tomado posse.

Apesar dos números, a aprovação do público em relação à gestão do Presidente é muito superior à do antecessor, Donald Trump, no mesmo período, que era de 38,8%.

É ainda superior aos números registados por Bill Clinton, que encerrou o segundo trimestre do seu mandato com uma popularidade de 44%, embora esteja abaixo dos números de Barack Obama, que registou 62% no mesmo período.

A sondagem, realizada pela Gallup, decorreu entre 06 e 21 de julho, com uma amostra de 1.007 adultos em todos os 50 Estados, utilizando uma margem de erro de mais ou menos quatro pontos percentuais.

Esta medição da popularidade de Joe Biden acontece numa altura em que a luta dos Estados Unidos contra a pandemia de covid-19 parece ter estagnado, em parte devido à resistência de uma parte da população em vacinar-se e o consequente aumento das infeções.

Por outro lado, a economia continua em recuperação, a taxa de desemprego caiu para 5,9% e os mercados financeiros continuam a atingir máximos.

No entanto, a empresa de sondagens Gallup lembrou que atualmente os consumidores pagam preços mais altos pela gasolina e outros bens.

Quanto à 'nota positiva' dos eleitores, 90% dos democratas aprovam o desempenho de Joe Biden, face aos 95% em junho.

Apenas 12% dos republicanos têm uma boa opinião sobre o atual Presidente, melhor que os 11% registados no mês passado.

A maioria dos norte-americanos diz ser independente e, entre estes, a aprovação diminuiu de 55% em junho para 45% em julho.

Leia Também: Apoio ao arrendamento: Casa Branca pede aos estados para que se 'mexam'

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório