Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

OMS propõe nova missão com auditorias a laboratórios na China

Fontes diplomáticas dizem que, contudo, não é certo que Pequim vá aceitar uma segunda missão da OMS ao país.

OMS propõe nova missão com auditorias a laboratórios na China
Notícias ao Minuto

15:43 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs a realização de uma segunda fase de estudos na China com vista ao apuramento da origem do novo coronavírus. 

De acordo com fontes diplomáticas citadas pela Reuters, a organização quer, nesta segunda viagem à China, realizar auditorias a laboratórios em Wuhan, região onde foram identificados os primeiros casos da Covid-19 no mundo. 

Contudo, ainda não há garantia de que Pequim aceitará uma nova missão da OMS, adiantaram ainda as mesmas fontes à agência de notícias britânica.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apresentou a proposta aos Estados que integram a organização numa reunião à porta fechada, que decorreu ontem, em Genebra, um dia após o responsável ter afirmado que as investigações estavam a ser prejudicadas pela falta de dados disponibilizados na primeira viagem à China. 

Importa recordar que uma equipa de especialistas da OMS esteve durante quatro semanas no centro da cidade de Wuhan. Após a viagem, a organização divulgou um relatório em março deste ano. As conclusões preliminares apontavam para que o novo vírus tivesse sido transmitido por morcegos aos seres humanos através de outros animais. 

Em declarações aos jornalistas divulgadas esta manhã, Tedros Adhanom Ghebreyesus já tinha deixado um apelo à China para que fosse "mais transparente" e que estivesse "mais aberta a cooperar" na investigação da organização para descobrir a origem da pandemia. 

Citado pelo The Guardian, o responsável admitiu ainda que foi prematuro excluir desde logo a hipótese do novo coronavírus ter surgido após uma fuga laboratorial.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press, divulgado esta sexta-feira. 

Leia Também: OMS pede aos países para não administrarem terceiras doses das vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório