Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Mais de 3.400 recuperados. Internamentos descem em UCI

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Mais de 3.400 recuperados. Internamentos descem em UCI
Notícias ao Minuto

07:55 - 13/07/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 2.650 novos contágios de Covid-19 e nove vítimas mortais e continua na 'zona vermelha' da matriz. Os internamentos voltaram a subir e ultrapassam os 740 doentes em enfermaria. Uma situação que, apesar de longe do limite, está a levar já alguns hospitais a pensar no reforço de meios.

O Hospital do Algarve, por exemplo, tem 50% da capacidade de internamentos ocupada, embora admita a existência de "um plano de contingência que pode ser ajustado e aumentado em função das necessidades". Já o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tem uma ocupação de 94% do limite de camas disponíveis, prevendo-se o alargamento da resposta a "curto prazo".

A par disso mantém-se a aposta na aceleração do processo de vacinação, tendo sido administradas na semana passada mais de um milhão de vacinas. Ontem passou a estar disponível o autoagendamento da vacina para maiores de 23 anos.

Entretanto, soube-se também esta noite que a responsável pela Direção Geral de Saúde está em isolamento profilático. Graças Freitas terá estado em contacto com uma pessoa infetada e ficará agora em teletrabalho.

Já esta terça-feira, realizou-se o Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) que aprovou o primeiro pacote de 12 Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais o português.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h30 -  Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h25 - AstraZeneca? Task-force renova apelo para antecipação da 2.ª dose. "Por forma a acelerar a segurança de todos", a task-force para a vacinação no nosso país reforçou, esta terça-feira, "a orientação já anteriormente divulgada, quanto à antecipação da 2.ª dose da vacina da AstraZeneca para um intervalo de 8 semanas relativamente à data da 1ª dose".

15h18 - Dalila Carmo foi uma das mais recentes figuras públicas que recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19, como fez questão de partilhar com os que a seguem no Instagram. "Ninguém é superior ao vírus e estamos todos ligados uns aos outros. Vacina-te", escreveu.

15h04 - Vacina portuguesa termina ensaios não clínicos com "elevada eficácia". A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou hoje que os ensaios não clínicos da sua vacina contra o coronavírus já terminaram e demonstraram "uma elevada segurança e eficácia" numa infeção letal por SARS-CoV-2.

14h55 - Marcelo saúda PRR. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo sublinha que a "execução do plano deve garantir o máximo aproveitamento, eficiência e transparência da execução destes fundos europeus". 

14h48 - PRR ajuda Portugal a tornar-se "mais ecológico" e "digital". A presidente da Comissão Europeia considerou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência português, que recebeu a aprovação final, irá ajudar "Portugal a tornar-se mais ecológico, mais digital e mais bem preparado para o futuro".

14h15 - Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, cinco em São Miguel, dois nas Flores, bem como um na Terceira, no Pico, em São Jorge e no Faial, para além de 34 recuperações.

14h06 - Acaba de ser divulgado o relatório sobre a situação epidemiológica da DGS que dá conta de nove óbitos (seis dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo) e mais 2.650 contágios nas últimas horas. Destaque, porém, para o número de recuperados: 3.490 (só) nas últimas horas.

Nos internamentos, há neste momento 742 doentes hospitalizados (mais 13 do que ontem), dos quais 161 em unidades de Cuidados Intensivos (menos dois).

De acordo com a DGS, desde o início da pandemia no país há registo de 912.406 contágios, 17.173 óbitos, e 850.034 recuperações.

14h01 - Sputnik V é eficaz contra todas as variantes. A conclusão é de investigadores do Instituto Gamaleya que garantem que a vacina russa é capaz de proteger contra várias variantes, incluindo a Delta.

13h59 - "Informação" é o melhor caminho para a vacinação. Quem o diz é a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, vincando que informar as pessoas é a melhor forma de as levar a vacinarem-se, em vez de as obrigar

"Por princípio, as obrigatoriedades nunca são boas, mas se tivesse de ser assim, nunca deveria ser para um determinado grupo profissional (...), o melhor caminho é sempre o da informação e o da sensibilização"

13h55 - Portugal é o 4.º país da UE com mais novos casos diários. Passámos, na última semana, de segundo para o quarto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, apesar de ter subido neste indicador

13h41 - Merkel afasta cenário de vacinação obrigatória. A Alemanha "não tenciona" tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19, afirmou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, defendendo uma maior aposta na comunicação dos benefícios das vacinas para garantir a adesão da população

13h34 - 43% da população madeirense já com vacinação completa. A população residente na Madeira com a vacinação completa contra a Covid-19 atingiu os 43%, enquanto 57% foi inoculada com a primeira dose, informou hoje o Governo Regional

13h22 - O ritmo de crescimento de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 está a "abrandar" na região Norte, afirmou hoje um especialista, acrescentando que tal é "mais notório" no concelho do Porto e arredores, apesar da elevada incidência e transmissibilidade.

13h11 - Poluição do ar pode tornar a Covid-19 grave ainda pior. Uma médica alertou que a poluição do ar pode piorar a Covid-19 grave, após um pequeno estudo acerca de uma das cidades mais poluídas da América.

12h50 - Variante Delta já domina em todo o país. Entre as novas sequências analisadas, a variante Delta (B.1.617.2) é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 88.6% na semana 26 (28 junho-4 julho), mantendo-se dominante em todas as regiões.

12h40 - Primeiro cheque do PRR chegará "possivelmente ainda este mês". O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, sublinhou, esta terça-feira, que a aprovação do plano de recuperação e resiliência (PRR) permite que os fundos cheguem à economia portuguesa e antecipa que o primeiro cheque chegue ainda este mês, sendo que o valor ainda não está 'fechado'. 

12h20 - Médicos criticam decisão "irresponsável" e "perigosa" de Boris Johnson. O governo britânico anunciou ontem que o Reino Unido vai levantar as restantes medidas de restrição contra o novo coronavírus a 19 de julho, numa altura em que o país assiste a um aumento de casos. A BMA alertou para "as consequência potencialmente devastadoras" desta decisão.

12h13 - O primeiro-ministro, António Costa, reagiu, esta terça-feira, à luz verde ao PRR português, por parte do Ecofin, e diz que este é agora o "tempo de agir para construirmos um futuro robusto".

12h05 - O PRR português recebeu a luz verde dos ministros das finanças dos 27, reunidos em Ecofin.  O Conselho Ecofin aprovou, esta terça-feira, os primeiros 12 planos de recuperação e resiliência (PRR), entre os quais o de Portugal, que nas próximas semanas receberá o primeiro desembolso do 'bolo' global de 16,6 mil milhões de euros.

11h53 - Meca prepara-se para segunda peregrinação anual durante a pandemia. A Arábia Saudita prepara-se para receber 60.000 pessoas a partir do fim de semana nas cidades muçulmanas sagradas de Meca e Medina para a peregrinação anual, o 'haje', com rigorosas medidas de prevenção e controlo devido à pandemia.

11h38 - Novo recorde na Rússia. A Rússia anunciou hoje que registou novo recorde de mortes diárias pela covid-19, com 780 óbitos segundo dados oficiais, o sexto número mais elevado desde o início do mês no país, duramente atingido pela variante Delta.

11h20 - Um milhão de pessoas pediu para ser vacinada ontem à noite, em França. Trata-se de um recorde absoluto, que acontece após o discurso do presidente, Emmanuel Macron, que anunciou a obrigação de imunização dos trabalhadores da saúde e a necessidade de passaporte digital para frequentar vários espaços públicos.

11h05 - Intervalo entre vacinas pode ser diminuído em caso de necessidade para viajar. Precisa de deslocar-se ao estrangeiro por um motivo urgente e ainda não tomou a segunda dose da vacina? O intervalo entre as duas doses pode ser diminuído, excecionalmente, se precisar de viajar com urgência e apresentar um motivo válido, lembra a DGS nas redes sociais.

10h55 - Portugal vai enviar, esta terça-feira, um "primeiro lote" de 24 mil vacinas contra a Covid-19 para a Guiné-Bissau, de modo a ajudar as autoridades sanitárias locais na "implementação do seu plano nacional de vacinação" contra a doença.

10h40 - Rússia anuncia produção de vacinas na Índia. A Rússia chegou a um acordo com o Serum Institute of India (SII), maior fabricante mundial de vacinas, para produzir 300 milhões de doses por ano da Sputnik V, a vacina russa contra a covid-19.

10h27 - Câmara da Guarda pede aos emigrantes que cumpram recomendações. O presidente da Câmara Municipal da Guarda apelou hoje aos emigrantes, que este verão passam férias no concelho, que cumpram "as regras básicas" recomendadas pelas autoridades e "não facilitem", para evitar eventuais contágios de covid-19.

10h25 - Conselho da UE aprova suspensão de IVA em situações específicas. O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje uma alteração à Diretiva IVA que introduz uma isenção temporária deste imposto às importações e a certas entregas em resposta à pandemia de covid-19.

10h05 - O município de Mira, em articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, disponibiliza testes gratuitos, a todos os comerciantes com atendimento aberto ao público.

09h55 - Mais de metade da população adulta da União Europeia já está totalmente vacinada, anuncia Ursula Von der Leyen no Twitter.

09h10 - PPR na "hora certa". A aprovação formal do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, prevista para hoje no Conselho Ecofin, em Bruxelas, chega "na altura certa" para a economia portuguesa.

Agora é "a fase de viragem para a recuperação económica, quer em Portugal, quer na Europa", disse João Leão.

08h55 - Número de mortos em incêndio em hospital no Iraque sobe. O incêndio numa enfermaria hospitalar no sul do Iraque para doentes com covid-19 provocou pelo menos 64 mortos e 50 de feridos, alguns em estado crítico, disseram hoje as autoridades de saúde iraquianas, num novo balanço.

Notícias ao Minuto Imagens do hospital após o incêndio© Reuters  

08h15 - "Task-force propôs antecipar" vacina de recuperados com mais de 60 anos. Luís Marques Mendes revelou, no seu comentário semanal, que a equipa liderada por Gouveia e Melo pretende que o atual "prazo de seis meses se reduza para três".

"Uma pessoa infetada só passados seis meses sobre a doença, é que é elegível para a vacinação. A task-force da vacinação propôs à Direção-Geral da Saúde, ao que apurei, que este prazo de seis meses se reduza para três meses nas pessoas acima dos 60 anos, onde possa ser administrada a vacina da AstraZeneca", disse.
  

07h44 - Exame ao sangue capaz de diagnosticar Covid persistente. Investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, revelam que um simples exame de sangue pode confirmar se está a sofrer de Covid persistente ou de Covid longa no espaço de meses

07h39 - A Coreia do Norte não comunicou um único caso de covid-19 à Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento da OMS, que recolhe dados comunicados entre 25 de junho e 1 de julho, assegura que a Coreia do Norte não comunicou qualquer contágio nesse período, pelo que o país asiático permanece sem ter detetado oficialmente um único caso da doença no seu território desde o início da pandemia.

07h30 - China deteta dois casos por contágio local. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 29 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, dois dos quais foram infeções locais, na província de Yunnan, sul do país.

07h20 - Incidência semanal da Alemanha volta a subir. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 26 mortes e 646 casos de Covid-19. No total, e segundo os dados atualizados pelas autoridades de saúde, o país soma agora 91.259 vítimas mortais e 3.737.135 casos da doença, desde o início da pandemia.

07h17 - PRR de Portugal é hoje aprovado. O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) aprova hoje o primeiro pacote de 12 Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais o português, abrindo caminho ao desembolso dos primeiros fundos do pacote de recuperação.

Portugal terá direito a receber desde já cerca de 2,2 mil milhões de euros do pré-financiamento de 13% do montante global do plano, mas fontes europeias admitiram desconhecer nesta altura se os 12 Estados-membros receberão de imediato, num só desembolso, o valor do pré-financiamento a que têm direito, ou se o mesmo será pago em várias tranches,

07h15 - Bom dia! Damos início a um novo registo de acompanhamento da situação da Covid-19. Pode recordar os acontecimento anteriores aqui.

Leia Também: Portugal pede ajuda à Noruega para não ficar sem vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório