Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"Superou estimativa". Um milhão de vacinas dadas numa semana em Portugal

Estimativa inicial era de 850 mil inoculações. Dados são da task-force para a vacinação no nosso país.

"Superou estimativa". Um milhão de vacinas dadas numa semana em Portugal
Notícias ao Minuto

14:50 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"Na semana de 5 a 11 de julho, foram administradas um milhão de vacinas contra a Covid-19 aos residentes em Portugal continental, um resultado que superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações". Esta é a boa notícia dada, esta segunda-feira, pela task-force da vacinação no nosso país, enviada em comunicado às redações.

Conforme anteriormente anunciado, prossegue a equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, "nesta semana verificou-se um ritmo de vacinação excecionalmente elevado em função da grande disponibilidade de vacinas e da decisão de antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca".

Tratou-se de um "um esforço adicional feito para reforçar a segurança de todos", numa "altura de agravamento da situação epidemiológica no país", sublinha ainda a mesma nota. Notícias ao Minuto [Matriz de Risco - 12 de julho]© DGS

Este sucesso, considera, "fica a dever-se à entrega de todos os envolvidos neste complexo processo, desde os cerca de 4.700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades que colaboram em cada Centro de Vacinação, ao empenho das ARS, da  SPMS (agendamento) e do SUCH (distribuição vacinas)".

E mais. A task-force deixa também uma palavra aos portugueses, agradecendo "a vontade, compreensão e tolerância de todos" os que, "mesmo num cenário adverso, mostraram exemplares responsabilidade e civismo".

Recorde-se que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais oito mortes e 1.782 novos casos relacionados com a Covid-19, revela, esta segunda-feira, o relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há 729 internados - mais 57 -, sendo que, destes 163 - mais dez - estão em Unidades de Cuidados Intensivos. 

A nível nacional, a incidência situa-se nos 315,6 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, valor que aumenta para os 325,2 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes se contarmos apenas a nível continental. O Rt situa-se nos 1,16. 

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 700 internados em Portugal; Incidência nos 315,6 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório