Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia regista recorde diário de mortes pelo quinto dia consecutivo

A Rússia registou 697 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde que se regista pelo quinto dia consecutivo no país, duramente atingido pela variante Delta, foi hoje anunciado.

Rússia regista recorde diário de mortes pelo quinto dia consecutivo
Notícias ao Minuto

10:39 - 03/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A Rússia registou hoje 24.439 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, o maior número desde meados de janeiro, quando o país estava emerso numa segunda vaga da pandemia mortal.

Em Moscovo, o principal foco da pandemia da covid-19, registaram-se 116 mortes nas últimas 24 horas, nível muito próximo ao recorde registado no início desta semana.

A pandemia da covid-19 recomeçou desde meados de junho na Rússia, a meio de uma lenta campanha de vacinação que, lançada em dezembro, vacinou até ao momento apenas 23,6 dos 146 milhões de russos, o equivalente a 16% da população.

Em várias regiões, incluindo na capital, as autoridades tomaram medidas para incentivar a população a ser vacinada, através, por exemplo, da introdução de um passe de saúde para ir a restaurantes em Moscovo.

A capital lançou também uma campanha de revacinação na quinta-feira, para aqueles cidadãos que receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19 há mais de seis meses. Esta terceira inoculação pretende fortalecer ainda mais as defesas contra as novas variantes.

Convocando os cidadãos a serem vacinados, o Presidente russo, Vladimir Putin, pediu quarta-feira para "ouvirem os especialistas" e não os rumores sobre a covid-19, enquanto se opõe a uma obrigação da vacinação a nível nacional.

O Kremlin, que admitiu não ter conseguido atingir a meta de 60% da população vacinada até agosto, recusa, por enquanto, qualquer confinamento nacional para preservar uma economia frágil.

Em todo o país, a pandemia já causou mais de 5,5 milhões de infeções e 137.262 mortes, segundo os números oficiais.

A agência de estatísticas Rosstat, que tem uma definição mais ampla de mortes relacionadas com o novo coronavírus, registou, por sua vez, 270.000 mortes no final de abril.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.957.862 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 182,5 milhões de casos de infeção, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP. 

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China. 

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 8.000 reações às vacinas; Casos em LVT sobem 152%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório