Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro soldados da Nigéria mortos em ataque jihadista a base militar

Quatro soldados nigerianos morreram num ataque de jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico a uma base militar no nordeste da Nigéria, perto da fronteira com os Camarões, disseram hoje fontes militares à Agência France-Presse (AFP).

Quatro soldados da Nigéria mortos em ataque jihadista a base militar
Notícias ao Minuto

22:30 - 28/06/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os combatentes tentaram invadir a base localizada em camiões equipados com metralhadoras, em Banki, no Estado de Borno, epicentro da insurgência jihadista na região.

"Perdemos quatro homens numa batalha feroz que durou mais de uma hora", disse à AFP um oficial do exército nigeriano sob anonimato.

Foi necessária a intervenção de unidades aéreas para repelir o ataque, no qual "foram neutralizados 20 jihadistas", acrescentou a mesma fonte.

Outro soldado confirmou o ataque e especificou que foram recuperados 10 fuzis.

Banki, a 130 quilómetros de Maiduguri, capital do Estado de Borno, acolhe mais de 45.000 pessoas desalojadas pelos atos de violência na Nigéria.

A insurgência jihadista no país mais populoso de África começou em 2009, com ataques do grupo Boko Haram que se tornou no grupo armado dominante naquela região.

O Boko Haram confirmou, em meados de junho, a morte do seu líder histórico Abubakar Shekau.

O conflito na Nigéria já fez mais de 36 mil mortos e dois milhões de deslocados, alastrando para os vizinhos Níger, Chade e Camarões.

Leia Também: Presidente da Nigéria adia viagem a Londres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório