Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Presidência da República Centro-Africana anuncia formação de novo Governo

A Presidência da República Centro-Africana (RCA) anunciou hoje a formação de um novo Governo, duas semanas após a nomeação de um novo primeiro-ministro.

Presidência da República Centro-Africana anuncia formação de novo Governo
Notícias ao Minuto

20:59 - 23/06/21 por Lusa

Mundo RCA

Constituído por 31 ministros e um vice-ministro, incluindo muitos elementos novos, o novo executivo é composto por pessoas próximas do Presidente da RCA, Faustin Archange Touadéra, reeleito em dezembro de 2020 numa eleição contestada em que pelo menos um terço da população não pôde participar devido a uma ofensiva rebelde.

Claude Rameaux Bireau, leal ao chefe de Estado, assume o cargo de ministro da Defesa, enquanto Gontran Djono Ahaba, que era desde 2017 ministro da Energia, fica agora com a pasta dos Transportes, noticia a agência France-Presse.

A formação deste novo Governo acontece duas semanas depois da nomeação de Henri-Marie Dondra para primeiro-ministro, em substituição de Firmin Ngrebada.

Alta figura dentro do partido de Touadéra e tido como o próximo chefe de Estado, Dondra foi ministro das Finanças e do Orçamento por cinco anos.

Dondra é uma referência na RCA pelas suas competências em finanças internacionais e pelo seu conhecimento dos programas de ajuda externa ao que é o segundo país menos desenvolvido no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde finais de dezembro, o Exército do Presidente reeleito recuperou grande parte dos mais de dois terços de território aí controlado por grupos rebeldes armados que tentavam derrubá-lo.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então presidente, François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

Portugal tem atualmente 241 militares na RCA, dos quais 183 integram a missão da ONU no país, a Minusca.

Os restantes 58 militares portugueses participam na missão de treino, promovida pela União Europeia, até setembro deste ano.

Leia Também: Presidente angolano apela a mais apoio internacional à RCA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório