Presidente afegão visita Casa Branca na sexta-feira

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, e o negociador governamental Abdullah Abdullah, que mantém contactos com a liderança talibã, serão recebidos na Casa Branca na próxima sexta-feira, revelou hoje a porta-voz do Presidente Joe Biden.

Presidente afegão condena "ato terrorista de ódio"

© Reuters

Lusa
20/06/2021 18:11 ‧ 20/06/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

 

"dummyPub">

"A visita do presidente Ghani e de Abdullah destacará a parceria duradoura entre os Estados Unidos e o Afeganistão, à medida que a retirada militar continua", escreveu Jen Psaki, num comunicado de imprensa.

O Presidente Biden decidiu, em abril, contra o conselho dos militares, retirar todas as tropas norte-americanas do Afeganistão até ao 20.º aniversário dos atentados 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Os ataques, que provocaram milhares de mortos, levaram Washington a derrubar o regime talibã, que protegia os 'jihadistas' da Al-Qaeda, autores dos atentados.

Desde o anúncio presidencial, as operações de saída dos militares têm sido aceleradas e mais de metade já estão concluídas.

Contudo, ainda existem pontos de tensão, especialmente sobre o destino de cerca de 18 mil afegãos que trabalharam com as forças militares norte-americanas, alguns como intérpretes, e que anseiam obter um visto de imigração para os Estados Unidos, por medo de represálias caso os talibã regressem a Cabul.

A administração de Biden não considera, neste momento, a retirada destas pessoas necessária, mas está aberta à concessão de vistos especiais, embora o Pentágono tenha indicado há várias semanas que se está a preparar para uma saída em massa.

Leia Também: Presidente do Afeganistão substituiu ministros do Interior e Defesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas