Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Expulso legislador por deixar entrar manifestantes no Capitólio de Oregon

Um legislador republicado do Oregon foi expulso do cargo por ter deixado entrar violentos manifestantes de extrema-direita no Capitólio daquele estado norte-americano em dezembro de 2020.

Expulso legislador por deixar entrar manifestantes no Capitólio de Oregon
Notícias ao Minuto

06:24 - 11/06/21 por Lusa

Mundo Oregon

Uma comissão de seis legisladores apoiou unanimemente, na quinta-feira, esta resolução, tornando Mike Nearman o primeiro membro da Câmara a ser expulso nos seus 160 anos de história.

O deputado Paul Holvey, presidente da comissão, disse no início da audiência da videoconferência que Mike Nearman deixou entrar os manifestantes que tinham planeado ocupar o Capitólio, alguns deles armados.

Nearman foi visto no vídeo de segurança a abrir uma porta aos manifestantes a 21 de dezembro, quando os legisladores se reuniram numa sessão de emergência para lidar com as consequências económicas da pandemia de coronavírus.

Os manifestantes invadiram o edifício, que foi fechado ao público por causa dos protocolos de segurança contra a pandemia e entraram em confrontos com as forças de segurança.

"Permitiu a entrada de manifestantes armados e violentos no Capitólio, violando a segurança do Capitólio, que foi oficialmente fechado ao público, e também pôs em perigo o pessoal autorizado e os legisladores no interior do edifício", disse o presidente da comissão.

"Ninguém deveria ter aberto a porta às pessoas que estavam aqui naquele dia", disse Daniel Bonham, um republicano, membro da comissão.

Mike Nearman não pediu desculpa pelos seus atos.

"O facto é que eu saí do edifício e membros do público entraram no edifício do Capitólio, um lugar de que tinham direito a estar - um lugar de que a Assembleia Legislativa não tinha o direito de os excluir", disse Nearman.

Leia Também: Covid-19: EUA registam 14.841 casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório