Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Kamala Harris afirma que México e EUA estão a entrar em "nova era"

A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou hoje que o seu país e o México estão a entrar numa "nova era", após a reunião com o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o seu Governo.

Kamala Harris afirma que México e EUA estão a entrar em "nova era"
Notícias ao Minuto

20:51 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Kamala Harris

"Creio firmemente que estamos a embarcar numa nova era", disse Harris durante a reunião no Palácio Nacional com a equipa do chefe de Estado mexicano.

Kamala Harris chegou ao Palácio Nacional hoje para testemunhar, juntamente com López Obrador, a assinatura de um memorando entre os Governos dos dois países sobre cooperação em matéria de migração.

A assinatura decorreu no Pátio de Honra da sede presidencial, decorado com as bandeiras mexicana e norte-americana, logo após Harris ter sido recebida por López Obrador e minutos antes de ambos manterem um encontro privado.

Posteriormente, foi fotografada na escadaria do Palácio Nacional, antes de iniciar a reunião privada entre as delegações de ambos os países.

Do lado mexicano, participaram na reunião vários altos dignitários mexicanos, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, a secretária da Administração Interna, Olga Sánchez Cordero, e o presidente do Instituto Nacional de Migração, Francisco Garduño.

Na delegação norte-americana, liderada por Kamala Harris, estava também o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no México, John S. Creamer, e o enviado especial norte-americano para o Triângulo Norte da América Central, Ricardo Zuñiga, entre outros.

Presente esteve ainda Juan González, assistente especial do Presidente Joe Biden e diretor do Conselho de Segurança para o Hemisfério Ocidental.

A reunião durou aproximadamente uma hora e meia e, no início da mesma, o Presidente mexicano agradeceu a visita e destacou o bom entendimento entre os dois países.

Por sua vez, Harris declarou: "Como o senhor já disse, os Estados Unidos e o México têm uma relação de longa data, assente na família, em fronteiras partilhadas (...) e numa história partilhada. Creio firmemente que estamos a embarcar numa nova era".

"Foram abordados a economia e o diálogo ao mais alto nível, cooperação para a segurança, desenvolvimento no sul do México e na América Central. Foi um encontro muito bem sucedido!", escreveu na rede social Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, após o final da reunião.

Depois do encontro com López Obrador e o seu executivo, a vice-Presidente norte-americana deslocar-se-á a um hotel do centro da capital do México, onde se avistará com mulheres empresárias e líderes do setor do trabalho, falando, em seguida, à imprensa, antes de partir rumo a Washington.

Leia Também: Kamala viaja para o México para continuar digressão sobre migração ilegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório