Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Borrell pede liderança ao novo presidente da Assembleia Geral da ONU

O alto representante para a Política Externa e vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, apelou hoje ao ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas, eleito como presidente da Assembleia Geral da ONU, para mostrar liderança naquele cargo "crucial".

Borrell pede liderança ao novo presidente da Assembleia Geral da ONU
Notícias ao Minuto

15:50 - 08/06/21 por Lusa

Mundo ONU

"Nestes tempos de incerteza, a Assembleia Geral da ONU tem um papel crucial na abordagem dos desafios globais", disse Borrell na rede social Twitter, felicitando Abdulla Shahid pela vitória nas eleições de segunda-feira contra o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros afegão, Zalmai Rassoul.

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, destacou também a sua experiência diplomática e elogiou as propostas que Shahid apresentou no âmbito da sua candidatura.

Shahid recebeu o apoio de 143 países, contra os 48 que apoiaram a candidatura do antigo MNE afegão, e vai presidir ao órgão durante o seu 76.º período de sessões, que começa no mês de setembro.

Shahid vai substituir o diplomata turco Volkan Bozkir em setembro, pouco antes das sessões de alto nível que tradicionalmente reúnem em Nova Iorque chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.

O cargo de presidente da Assembleia Geral é acima de tudo simbólico, mas nos últimos anos vários dos seus ocupantes elevaram o perfil do posto, com iniciativas e campanhas próprias.

Leia Também: ONU elogia Portugal pelo apoio nas missões de paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório