Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Fronteiras de Ceuta e Melilla encerradas até ao final de junho

Despacho foi publicado hoje pelo governo espanhol.

Fronteiras de Ceuta e Melilla encerradas até ao final de junho
Notícias ao Minuto

10:47 - 29/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ceuta

As fronteiras que separam os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla de Marrocos vão continuar encerradas até 30 de junho devido à pandemia de Covid-19, de acordo com o diário oficial do Estado Espanhol.

A disposição do governo publicada este sábado, que prorroga a medida até ao final do mês de junho, está assinada pelo ministro do Interior (Administração Interna) espanhol, Fernando Grande-Marlaska.

Milhares de migrantes, na sua maioria jovens, aproveitaram na semana passada a passividade dos controlos fronteiriços do lado marroquino para entrar ilegalmente em Ceuta.

Cerca de 7.800 pessoas foram devolvidas a Marrocos desde o início da crise - na sua maioria marroquinos e um pequeno grupo de subsaarianos, mas cerca de 800 menores não acompanhados permanecem legalmente no país sob supervisão governamental.

A origem desta última crise entre Espanha e Marrocos está relacionada com a permanência em Madrid do secretário-geral da Frente Polisário, Brahim Ghali, por motivos de saúde.

A Frente Polisário, considerada como um grupo terrorista por Rabat, reivindica o direito à autodeterminação no Saara Ocidental, território que foi colónia espanhola e posteriormente ocupado por Marrocos.

Leia Também: Confrontos entre deputados suspende sessão da Assembleia de Ceuta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório