Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Senegalês que transportou migrante que queria ser futebolista condenado

Um tribunal do Senegal condenou hoje a dois anos e oito meses de prisão um pescador que participou no transporte clandestino de migrantes para a Europa, do qual resultou a morte de um jovem jogador de futebol.

Senegalês que transportou migrante que queria ser futebolista condenado
Notícias ao Minuto

21:36 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Migrante

Em outubro, o pai de 'Doudou' tinha pago 250 mil francos CFA, cerca de 380 euros, para o filho ser levado primeiro para Espanha, e daí para Itália, onde iria ser inscrito num centro de treino para jovens futebolistas, mas adoeceu no mar e não sobreviveu, de acordo com os relatos da imprensa na altura.

O caso, que se tornou um símbolo da luta dos migrantes e das dificuldades que enfrentam para fazer a travessia entre África e Europa pelo Mediterrâneo, relançou o debate sobre a onda migratória.

O pai de 'Doudou' foi preso no final do ano passado e condenado a dois anos prisão, incluindo um mês por "homicídio involuntário e cumplicidade no contrabando de migrantes" pelo tribunal de Mbour, no oeste do Senegal.

O pescador em causa, Lamine Guèye, foi condenado, mas o seu irmão foi libertado, segundo a agência France-Presse, que cita as declarações do advogado, que não apresentou razões para a diferença na sentença.

Outro pescador de Mbour, que as autoridades acreditam ser o cérebro da operação, ainda está foragido.

Leia Também: Ciganos mandados parar pela polícia sentem-se vítimas de discriminação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório