Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Médio Oriente: Alemanha saúda cessar-fogo entre Israel e Hamas

O chefe da diplomacia alemã saudou hoje o cessar-fogo que entrou em vigor às 00h00 de Lisboa entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, mas sentiu que agora é necessário "atacar as causas profundas" do conflito.

Médio Oriente: Alemanha saúda cessar-fogo entre Israel e Hamas
Notícias ao Minuto

09:53 - 21/05/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"É bom que um cessar-fogo tenha ocorrido" e que "não haja mais vítimas", comemorou Heiko Maas, através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.

Heiko Maas regressou recentemente de uma vista a Israel e aos territórios palestinianos.

O ministro do Governo da chanceler alemã, Angela Merkel, dirigiu um "grande obrigado ao Egito pela sua mediação", que resultou no cessar-fogo.

"Agora é altura de atacar as causas profundas, restaurar a confiança e encontrar uma solução para o conflito no Médio Oriente", concluiu Maas.

A calma voltou na manhã de hoje à Faixa de Gaza e a Israel, após a entrada em vigor de um cessar-fogo que encerrou 11 dias de hostilidades.

Desde o início da trégua, às 02:00 locais (00:00 em Lisboa), milhares de palestinianos têm celebrado nas ruas de Gaza o fim dos bombardeamentos israelitas. As demonstrações de alegria também ocorreram na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental.

A trégua foi negociada pelo Egito, potência regional que mantém relações tanto com Israel como com o Hamas, movimento considerado "terrorista" pelo Estado judeu, pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

O mais recente reacendimento do conflito israelo-palestiniano, que dura há várias décadas, provocou a morte a pelo menos 232 palestinianos em Gaza, entre os quais 64 menores, e 1.620 feridos.

Em Israel, as autoridades contabilizaram a morte de 12 pessoas, entre as quais dois menores, e 340 feridos.

Leia Também: Médio Oriente: EUA vão continuar "silenciosa" e "incansável" diplomacia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório