Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Compra conjunta mantém-se; Vacina eficaz em todas as variantes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Compra conjunta mantém-se; Vacina eficaz em todas as variantes
Notícias ao Minuto

07:50 - 20/05/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se esta quinta-feira e, em cima da mesa, estará a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023 e o ponto de situação sobre variantes do vírus que provoca a Covid-19.

Também hoje, a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu fazem uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado Covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.

De acordo com o boletim da DGS,  Portugal somou, esta quinta-feira, mais uma vítima mortal e 451 novos casos de Covid-19. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h55 - Chegou ao fim este registo, mas pode continuar a acompanhar a próximas atualizações aqui. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h33 - Ceuta com nove casos de infeção em jovens migrantes: A cidade autónoma espanhola de Ceuta registou nove casos de covid-19 entre jovens migrantes que entraram na cidade desde segunda-feira, durante a entrada em massa desde Marrocos.

15h26 - Consulte aqui, em comunicado do Conselho de Ministros, todas as medidas aprovadas esta quinta-feira pelo Executivo:

15h24 - Governo aprova "plano para estimular" turismo: O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, um "plano para estimular a atividade turística". 

O plano, denominado por Reativar o Turismo | Construir o Futuro, será apresentado pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, na sexta-feira, às 9h30, em Lisboa. 

15h19 - Concelho de Odemira todo na mesma situação: Em relação a Odemira, recordou Mariana Vieira da Silva que, tal como referido na semana passada, finda a cerca sanitária, deixava de fazer sentido que existissem regras específicas por concelho. No entanto, como queríamos fazer esse caminho progressivamente, na semana passada demos um passo nas regras da freguesia de S. Teotónio. Terminamos essa convergência esta semana. Por isso, todo o concelho de Odemira encontra-se na mesma situação". 

Odemira, porém, mantém-se em situação de alerta e recua para as regras de 19 de abril, já que tem uma incidência acima de 240 mil casos de SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes (287 casos). 

15h14 - Há 10 concelhos que estão em situação de alerta: Cinco deles, informou Mariana Vieira da Silva, "entram de novo e os restantes já estavam na lista. Isto significa que temos neste momento quatro concelhos que seguem o conjunto de regras que tínhamos a 19 de abril".

São eles:

  • Arganil,
  • Montalegre
  • Lamego 
  • Odemira

15h08 - Maioria dos concelhos no nível de desconfinamento máximo: 

Face à semana anterior: 

  • Dois concelhos recuam no nível de desconfinamento, 
  • Dois que estavam em fase anterior de desconfinamento avançam,
  • Um concelho que, tendo recuperado, avança, que é o concelho de Resende.

"Temos a grande maioria dos concelhos no nível de desconfinamento máximo. São 274 concelhos em 278", salientou a ministra. 

15h04 - "País entrou num nível de crescimento da pandemia" - Quando olhamos para dados do ritmo de transmissão (Rt), ele tem oscilado. Estamos neste momento de volta ao nível de transmissão acima de 1. O cruzamento do Rt com a incidência faz com que a matriz de risco seja de um posicionamento do país num nível verde. No entanto, já sabemos que, quando o Rt ultrapassa 1, significa que o país entrou num nível de crescimento da pandemia e por isso precisamos de olhar com atenção para esta evolução", referiu Mariana Vieira da Silva, no briefing de Conselho de Ministros. 

14h57 - Acompanhe aqui a conferência do Conselho de Ministros desta quinta-feira: 

14h54 - Comissão Europeia quer ter 3 medicamentos aprovados até outubro: A Comissão Europeia prevê ter três medicamentos "seguros e eficazes" para utilização contra a Covid-19 aprovados até outubro, como complemento ao atual processo de vacinação, que pode vir a incluir reforços de dose nos próximos anos.

14h51 - O Ministério da Saúde brasileiro partilhou um vídeo, no Twitter, onde mostra que 18 milhões de vacinas Covid-19 da AstraZeneca estão "quase prontas" e a passar por "controlo de qualidade".

14h27 - EasyJet quer dois testes antigénio para que voar não seja "luxo". O diretor da easyJet para Portugal defendeu hoje a substituição da exigência de teste PCR para o SARS-CoV-2 por dois testes antigénio, mais baratos, para que a retoma não seja "regresso ao passado, em que voar era um luxo"

14h13 - Comissária europeia garante reforço da sequenciação do vírus. "Temos de fazer mais para assegurar que sabemos que variantes estão presentes e onde. Estamos a fazer progressos na deteção. Os Estados-membros estão a seguir a evolução de variantes mais de perto e a sequenciação genómica aumentou de forma geral a nível europeu. Juntos com o ECDC vamos continuar a trabalhar com os Estados-membros para ajudar a atingir o nível de 10% recomendado de sequenciação das amostras", frisou a comissária europeia para a Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides

14h04 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas e que dá conta de um óbito (na região de Lisboa) e 451 novos contágios. Quanto a recuperados, 346 pessoas foram dadas como curadas da Covid-19 nas últimas horas

Os internamentos mantêm a tendência de descida, estando 208 doentes hospitalizados (menos três em relação a ontem), dos quais 58 em unidades de Cuidados Intensivos (mais dois).

Com esta atualização, há, neste momento, mais 104 casos ativos (22.193), um total de 804.522 pessoas recuperadas, 843.729 contágios e 17.014 óbitos desde o início da pandemia em Portugal.

13h57 - Autotestes? Resultados já podem ser comunicados em plataforma. Os resultados dos autotestes ao vírus SARS-CoV-2 já podem ser reportados numa plataforma eletrónica, através de formulário próprio, mesmo os positivos e inconclusivos, que até agora eram comunicados através da Linha SNS24, anunciou o Instituto Ricardo Jorge.

O formulário eletrónico está disponível em: https://covid19.min-saude.pt/

13h41 - Duncan Laurence, vencedor holandês do Festival Eurovisão da Canção de 2019, testou positivo à Covid-19 e não vai poder participar na final de sábado. O cantor, que está com sintomas leves, permanecerá em isolamento mas, ainda assim, irá participar no espetáculo "de forma diferente", indica a organização.

"Na segunda-feira passada, Duncan testou negativo no Eurovision Test Pavilion, o que lhe deu acesso ao local para a sua apresentação na primeira semifinal. Na quarta-feira, ele apresentou sintomas leves e, infelizmente, teve um resultado positivo num teste rápido de antígeno", pode ler-se no comunicado. 

13h30 - Reino Unido reforça medidas para travar variante da Índia: O Ministério da Saúde britânico revelou, na rede social Twitter, que está a reforçar "medidas para enfrentar a variante B1.617.2 Covid-19 identificada pela primeira vez na Índia". 

A estratégia passa por "impulsionar a distribuição de vacinas" e "implementar medidas adicionais de teste e rastreamento de contactos em Bedford, Burnley, Hounslow, Kirklees, Leicester e North Tyneside". 

13h28 - Médicos do Reino Unido alertam para nova pandemia e pedem prevenção: Um grupo de médicos britânicos está a desafiar o governo a criar um programa para prevenção de pandemias, e acusa o governo de Boris Johnson de nada ter aprendido com a pandemia de Covid-19.

13h23 - Peritos internacionais juntam-se para tentar prevenir próxima pandemia: Um grupo de peritos internacionais de diferentes entidades vai trabalhar para desenvolver o conhecimento sobre a interação entre o homem, os animais e o ambiente, no sentido de travar potenciais pandemias, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

13h03 - "As compras conjuntas [de vacinas contra a Covid-19] deverão prosseguir nos anos 2022 e 2023" na União Europeia, avançou, esta quinta-feira, Marta Temido, que presidiu a uma videoconferência informal dos ministros da Saúde dos Estados-Membros, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE). 

13h45 - Falhas no sistema de teste e rastreamento da Inglaterra são parcialmente responsáveis ​​pelo aumento da variante indiana numa das zonas mais afetadas do país, revela um relatório da BBC.

12h31 - Balanço mundial: A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 3.419.488 mortos em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso no final de 2019, segundo um balanço da AFP com base em dados oficiais.  

11h58 - Vacinas aprovadas são eficazes contra "todas as variantes": A Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa garantiu, esta quinta-feira, que as vacinas aprovadas até agora são eficazes contra "todas as variantes" do SARS-CoV-2. 

Hans Henri Kluge apelou, no entanto, a que se continue a ter "prudência", já que a pandemia é uma "ameaça persistente". "As vacinas podem ser a luz no fundo do túnel, mas não podemos ficar cegos por essa luz", indicou.

A OMS assinalou também uma queda de 60% nas infeções e mortes na Europa no último mês.

11h52 - Bebé nasce com anticorpos no Brasil: Um bebé nasceu com anticorpos à Covid-19, em Santa Catarina, no Brasil, depois de a mãe ter sido vacinada contra o SARS-CoV-2 na 34.ª semana de gestação. Saiba mais aqui. 

11h39 - Entre os dias 14 e 22 de maio, os profissionais do Centro Clínico da GNR, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, estão a administrar a segunda dose da vacina a elementos da GNR e PSP. 

11h18 - NOS Alive de regresso em 2022: A 14ª edição do NOS Alive está oficialmente adiada para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2022.

Em comunicado enviado às redações, a organização revela que a "situação pandémica atual limita a circulação entre países", o que inviabiliza "a maioria das tours para o verão de 2021" e obriga "a adiar o festival para 2022". 

"O sonho não terminou, apenas continua em pausa, para que em 2022 voltemos ainda com mais vontade, mais força e mais vivos do que nunca", pode ainda ler-se. 

11h10 - Viagens internacionais (ainda) devem ser evitadas: Numa entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, Hans Kluge aconselhou o adiamento de viagens internacionais.

"De momento, perante a ameaça contínua e novas incertezas, precisamos de continuar a ter cautela e a repensar ou evitar viagens internacionais", indicou o diretor da OMS para a Europa.

11h00 - "Escolha proteger-se! Areje os espaços", lembra, esta quinta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

10h51 - Mundo já enfrenta grave crise alimentar: Um especialista alertou hoje que o preço das matérias-primas alimentares tem aumentado desde 2020 e o mundo enfrenta atualmente uma grave crise alimentar, ampliada pela pandemia de covid-19.

10h49 - PJ faz buscas em laboratórios: Na origem desta investigação está uma viagem de avião, para o estrangeiro, realizada por um jogador de futebol profissional, alegadamente infetado com Covid-19. Estão em curso cerca de uma dezena de buscas domiciliárias e a laboratórios de análises. Saiba mais aqui

10h45 - O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, apresenta hoje o projeto Espanha 2050. Com esta estratégia, o Executivo espanhol pretende lançar uma reflexão coletiva sobre o futuro de Espanha no mundo pós-covid.

10h23 - Mais vacinas da Pfizer para a Europa: A Comissão Europeia formalizou hoje a aquisição de 1,8 mil milhões de doses da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer para combater as variantes do SARS-CoV-2, que deverão chegar à União Europeia (UE) em 2022 e 2023.

10h21 -  Morto um dos responsáveis pela task force da vacinação em Gaza: O conflito em Gaza, que dura há mais de uma semana, já fez centenas de vítimas. Entre elas, estão dois dos mais conceituados médicos de Gaza, um deles era o segundo responsável pela task force da vacinação contra a Covid-19 na região.

10h20 - Atualização em Timor-Leste: Timor-Leste registou hoje mais 172 casos de infeção com o SARS-CoV-2, a maioria em Díli, ultrapassando a barreira dos 5.000 casos acumulados desde o início da pandemia.

09h47 - Infarmed alerta para suspensão de comercialização de uma marca de máscaras: O Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização no mercado das máscaras cirúrgicas do fabricante Dolmen Safety Unipessoal, Lda por ostentarem a marcação CE indevida. 

08h43 - Reinfeções por Covid-19 "são complicadas de confirmar": Citado pela Renascença, João Paulo Gomes, responsável pelo núcleo de bioinformática do departamento de doenças infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, explica que as reinfeções por Covid-19 "são complicadas de confirmar".

O especialista revela também que "a realidade é que a comunidade científica é unânime ao considerar que as reinfeções são muito raras". 

08h40 - Príncipe William recebe a primeira dose da vacina: O Príncipe William recebeu, esta quinta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

08h00 - Estudo irá avaliar o impacto de terceira dose: Milhares de voluntários no Reino Unido irão receber uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 como parte de um novo ensaio que pretende investigar quais  vacinas poderiam ser usadas como doses de reforço para proteger contra novas variantes, avança o The Guardian.

07h53 - Catalunha terá bares abertos até à meia-noite: A Catalunha irá permitir bares abertos até à meia-noite e ajuntamentos de 10 pessoas a partir de segunda-feira, avança a imprensa espanhola. 

07h30 - Tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado? Então recorde que pode fazer o agendamento da sua vacina no local e hora que pretender. Basta aceder ao site e preencher o formulário. 

07h22 - Um caso de Covid-19 associado à festa do Sporting: De acordo com a TSF, até à data, as autoridades receberam apenas a indicação de um caso de Covid-19 potencialmente associado aos festejos do Sporting. 

07h17 - Certificado Covid-19: A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu têm agendada para hoje uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.

07h15 - Atualização na Índia: A Índia registou 3.874 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, após quatro dias consecutivos a ultrapassar os 4.000 óbitos diários, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

Notícias ao Minuto Imagem de um hospital na Índia© Raj K Raj/Hindustan Times via Getty Images  

07h10 - Ministros debatem contratos futuros de vacinas: Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão discutir hoje a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023 e o ponto de situação sobre variantes do vírus que provoca a covid-19.

07h05- Crise agudiza falhas nos serviços básicos na Venezuela: A crise na Venezuela tem agudizado falhas nos serviços básicos nas regiões distantes das grandes cidades, que sofrem ainda os efeitos da pandemia da covid-19, alertou uma organização não-governamental (ONG) venezuelana.

07h02 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar AO MINUTO todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui. 

Leia Também: AO MINUTO: Brasil passa 441 mil mortes; Portugal doa Remdesivir à Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório