Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

UE deverá manter "compras conjuntas" de vacinas contra a Covid-19

Os Estados-Membros da União Europeia deverão manter a compra conjunta de vacinas contra a Covid-19 em 2022 e 2023.

UE deverá manter "compras conjuntas" de vacinas contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

13:00 - 20/05/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

"As compras conjuntas [de vacinas contra a Covid-19] deverão prosseguir nos anos 2022 e 2023" na União Europeia, avançou, esta quinta-feira, Marta Temido, que presidiu a uma videoconferência informal dos ministros da Saúde dos Estados-Membros, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE). 

A "visão comum" dos Estados-Membros quanto à compra destes imunizantes  estará assente "numa estratégia em que as vacinas a adquirir são representativas de uma opção larga de tecnologias vacinais (portefólio com vacinas de tecnologia mRNA e com tecnologia habitual de vacinação)", indicou ainda a ministra da Saúde.

Durante a reunião, os Estados-Membros partilharam igualmente que "se mantém o apoio e esforço por elevados níveis de testagem e sequenciação". 

A União Europeia está, como indicou a governante portuguesa, numa "situação epidemiológica" em que é necessário "manter a atenção àquilo que é a esperança do processo de vacinação, cujo sucesso começa a revelar-se naquilo que é o decréscimo de incidência de novos casos, mas sobretudo na utilização de cuidados de saúde".

Apesar do sucesso da vacinação, Marta Temido realçou que "não podemos descurar a atenção muito apertada e objetiva ao aparecimento de novas variantes. Nesta matéria e num contexto europeu, precisamos de estar atentos à situação, aos ricos de transmissão e lançar mãos de todos os instrumentos de que dispomos para um efetivo controlo e segurança dos cidadãos". 

De recordar que, neste encontro entre os ministros da Saúde da União Europeia, esteve em cima da mesa não só a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023, como também o ponto de situação sobre variantes do SARS-CoV-2.

Reveja aqui a conferência de imprensa: 

Leia Também: AO MINUTO: Compra conjunta mantém-se; Vacina eficaz em todas as variantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório