Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Brasil passa 441 mil mortes; Portugal doa Remdesivir à Índia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Brasil passa 441 mil mortes; Portugal doa Remdesivir à Índia

A ministra da Saúde revelou esta quarta-feira no Parlamento que a situação dos portugueses sem médicos de família "agravou-se" de março para abril. Segundo os dados desse mês, 900 mil utentes em Portugal não tinham médico de família.

Já a União Europeia aceitou reabrir as fronteiras aos viajantes que tenham sido a vacinação completa contra a Covid-19. A isto somado, hoje marca-se o dia em que ultrapassou a meta de 200 milhões de vacinas administradas.

Mas, a nível mundial, de todas as vacinas, 60% foram administradas em três países: na China, que já utilizou perto de 421.9 milhões de doses; nos EUA (mais de 274.4 milhões), e na Índia (cerca de 184.4 milhões).

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Suspendemos aqui este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã desta quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h38 - Discutida compra conjunta de vacinas para 22/23. Esta quinta-feira, "a Ministra Marta Temido, preside a uma videoconferência informal dos Ministros da Saúde da UE", indica a presidência portuguesa. Na reunião "será discutida a adesão pelos Estados-Membros aos contratos de compra conjunta de vacinas para 2022-2023", pode ler-se no Twitter. 

22h55 - Brasil ultrapassa as 441 mil mortes após 2.641 óbitos no último dia. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta quarta-feira, mais 79.219 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (75.445), e mais 2.641 óbitos associados à doença Covid-19, também um crescimento em relação à véspera (2.513).

21h53 - Ator Marcus Majella recebe vacina com camisola em tributo a Paulo Gustavo. O ator brasileiro Marcus Majella recebeu a vacina contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, e decidiu usar este momento para homenagear Paulo Gustavo. Recorde-se que o ator morreu no dia 4 de maio por complicações do novo coronavírus.

21h24 - Centro de vacinação drive-thru no Porto continua a aguardar autorização. A Câmara do Porto revelou hoje continuar a aguardar aprovação para operacionalizar o Centro de vacinação drive-thru, a instalar no Queimódromo, equipamento que está pronto deste fevereiro e que vai permitir inocular até 2 mil pessoas por dia.

21h19 - Casal é internado junto e (também) tem alta no mesmo dia no Brasil. Agostinho, de 77 anos, e Odete, de 68, são um casal que partilha a vida há quase 50 anos. Esta união à prova de tudo mostrou-se (também) durante a pandemia da Covid-19: os idosos foram internados juntos devido à doença e receberam alta no mesmo dia. Conheça aqui a história. 

20h54 - França com menor número de internados em UCI em dois meses. França diagnosticou nas últimas 24 horas 19.050 novos casos de Covid-19 e 141 mortes, anunciaram esta quarta-feira as autoridades de saúde. O país não tinha menos de 4.000 internados em cuidados intensivos desde março.

20h44 - Brasil recebe pedido para uso de emergência de segunda vacina chinesa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira recebeu hoje o pedido para uso de emergência da vacina Convidecia, contra a Covid-19, do laboratório chinês CanSino e que seria a segunda no país proveniente da nação asiática.

20h30 - Angola volta a registar mais de uma dezena de mortes num só dia. Angola registou 389 novos casos e 11 mortes por Covid-19, nas últimas 24 horas, mas recuperaram da doença 445 pessoas, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.  

19h58 - Açores atingiram as 100 mil doses de vacinas administradas. O secretário da Saúde dos Açores disse hoje que a região atingiu esta semana "as 100 mil doses" administradas de vacinas contra a Covid-19, sublinhando "o enorme esforço" dos profissionais do setor do arquipélago.

"Nós atingimos nesta semana as 100 mil doses de vacinas nos Açores e também atingimos já a fasquia diária das duas mil doses. Isto só se consegue com o enorme esforço dos profissionais de saúde que têm tido um trabalho incansável e impagável", afirmou Clélio Meneses.

19h46 - Madeira com 15 novos casos e 12 recuperados nas últimas 24 horas. A Madeira registou 15 novos casos de Covid-19 e 12 recuperações nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 243.

19h33 - Câmara de Lisboa alarga testes grátis a feirantes e atletas. A Câmara de Lisboa vai disponibilizar testes gratuitos à Covid-19 aos feirantes e comerciantes dos mercados municipais, trabalhadores das empresas abrangidas pelo Programa Lisboa Protege e a atletas dos escalões de formação inscritos nos clubes e coletividades do concelho.

19h19 - Tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado? Então recorde que pode fazer o agendamento da sua vacina "no local e hora que pretender". Basta aceder ao site https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/ e preencher o formulário. 

18h48 - Portugal doa 5.500 frascos do medicamento Remdesivir à Índia. Portugal doou à Índia 5.500 frascos do medicamento antiviral Remdesivir, utilizado no tratamento de doentes internados com Covid-19, no âmbito do sistema europeu de Proteção Civil, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"A Índia solicitou a ativação do mecanismo europeu de proteção civil [Emergency Response Coordination Centre] para fazer face à situação pandémica grave que tem vivido, tendo Portugal manifestado a sua disponibilidade para contribuir de forma solidária", adiantou a DGS em comunicado.

18h40 - Parisienses esgotam esplanadas e prometem viver "um dia de cada vez". Os habitantes da Cidade Luz há sete meses que estavam privados das esplanadas, museus, cinemas e restaurantes e nem a chuva ou o frio os dissuadiram hoje de esgotar cafés, prometendo viver um dia de cada vez.

Notícias ao Minuto [Parisienses esgotam esplanadas]© Reuters

18h22 - Espanha notifica mais 66 óbitos e 6.080 novos casos no último dia. Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, um acréscimo de 6.080 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação à véspera (3.988). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 3.625.928 desde o início da pandemia em Espanha.

18h15 - Elementos da PSP e GNR já estão a receber segunda dose da vacina. Desde sexta-feira que os elementos da PSP e GNR estão a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Numa nota publicada nas redes sociais, a Guarda explica que o processo decorre no Centro Clínico da GNR, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa.

18h09 - Feira IFA também não se realizará este ano. A organização da feira IFA em Berlim, Alemanha, decidiu cancelar a edição deste ano depois de "conversas detalhadas com especialistas em saúde pública" e levando em conta "incertezas" a respeito do processo de vacinação contra a Covid-19.

17h34 - Centro europeu lança plataforma para acompanhar evolução das variantes. O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) lançou hoje uma nova plataforma que acompanha a evolução das variantes do vírus SARS-CoV-2 na União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu (EEE).

17h16 - Reino Unido abaixo das 10 mortes diárias. Mais de 20 milhões imunizados. Autoridades britânicas notificaram esta quarta-feira mais três óbitos associados à Covid-19, no quinto dia consecutivo com menos de dez mortes. Foram ainda reportados mais 2.696 novos casos de contágio.

17h09 - Bastonário dos advogados critica abusos constitucionais na pandemia. O bastonário da Ordem dos Advogados criticou hoje a "invasão das competências de outros órgãos constitucionais" pelo Governo durante a pandemia, nomeadamente durante a Emergência, durante a conferência online 'Advocacia em pandemia', que assinalou o Dia do Advogado.

Menezes Leitão invocou os 'habeas corpus' (pedidos de libertação imediata) de pessoas que foram obrigadas a permanecer fechadas em quartos de hotel, como, por exemplo, nos Açores, até que os tribunais se pronunciassem. Durante esse período, lembrou, tais pessoas tiveram que limpar o próprio quarto e receber a comida à porta, numa clara violação dos Direitos Humanos.

16h57 - Portugal busca acordo sobre certificado Covid a dias de cimeira. A presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu têm agendada para quinta-feira uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado Covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.  

16h37 - Itália reporta 5.506 casos, indicador que desce desde início do mês. O Ministério da Saúde italiano reportou, esta quarta-feira, mais 5.506 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (4.452), mas mantendo-se ainda numa tendência de descida que se verifica desde o início deste mês de maio. 

16h11 - Inspetores da ACT atingem número máximo histórico. A ministra Ana Mendes Godinho anunciou que o Governo assinou hoje um despacho para aumentar em 50 o quadro de pessoal da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), atingindo um máximo histórico de 493.

15h56 - Quatro milhões e seiscentas mil doses! "Em Portugal continental já foram administradas cerca de quatro milhões e seiscentas mil doses de vacinas contra a Covid-19. Cerca de um milhão e quatrocentas mil pessoas já completaram a vacinação", revela, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

15h32 - 27 acordam regras para reabrir fronteiras externas. Os Estados-membros acordaram hoje critérios para a reabertura das fronteiras externas da UE, aprovando por unanimidade uma proposta da presidência portuguesa que prevê um livre-trânsito para viajantes já vacinados contra a Covid-19, mas também um travão de emergência.

15h31 - AHRESP apela a medidas para a reabertura de bares e discotecas. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal apelou hoje para que sejam "estabelecidas, com urgência, medidas específicas" para a reabertura de bares e discotecas.

15h23 - Ásia regressa a confinamentos com aumento de novos casos. Uma nova vaga da pandemia de Covid-19 está a obrigar partes da Ásia a introduzir intensivas medidas de confinamento, perante o aumento de número de contágios e de mortes.

15h12 - Aceite providência cautelar interposta por S. Teotónio. O Supremo Tribunal Administrativo admitiu a providência cautelar da Junta de Freguesia de S. Teotónio, no concelho de Odemira, para avançar para o mesmo patamar de desconfinamento da generalidade de Portugal continental, avança, esta quarta-feira, a TVI24. 

15h05 - Portugal soma mais dois mortos e 511 novos casos. Rt acima de 1. Portugal soma, esta quarta-feira, mais duas vítimas mortais e 511 novos casos de Covid-19, revelou a Direção-Geral da Saúde (DGS) no mais recente boletim epidemiológico.

A transmissibilidade (rt) subiu, mantendo-se agora nos 1,02 a nível nacional. Desde o dia 28 de abril (dia em que foram reportados 572 contágios) que o país não registava tantos casos. A incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 51,4.

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar AO MINUTO todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias desta manhã, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Rt e casos diários sobem. Internamentos continuam a descer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório