Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

"Pegámos no bebé, ele estava gelado, frio, não gesticulava"

Juan Francisco, agente da Guardia Civil que salvou um bebé de poucos meses do mar em Ceuta, conta como está a decorrer o drama dos migrantes naquele enclave espanhol. "Havia muitos pais e mães com seus filhos amarrados da melhor maneira que podiam", descreve.

"Pegámos no bebé, ele estava gelado, frio, não gesticulava"
Notícias ao Minuto

16:38 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ceuta

Juan Francisco, o agente da Guardia Civil espanhola que salvou uma criança de poucos meses do mar em Ceuta, Espanha, contou como foi o emocionante momento à COPE, afirmando que quando ele e um colega viram o bebé com a mãe se lançaram à água para os resgatarem: "Pegámos no bebé, ele estava gelado, frio, não gesticulava"

Revelando que ele e os seus companheiros estão "muito acelerados", devido a estes dias de trabalho em que milhares de migrantes têm chegado a Espanha através dos enclaves tanto de Ceuta como de Melilla, Juan Francisco acrescentou que os membros da Guardia Civil estão "atentos a todas as pessoas que pensamos que não conseguiriam ir de onde queriam para a zona espanhola"

"Porque a única intenção que têm é chegar à parte onde temos as nossas águas com o que quer que seja", justificou. "Vêm com boias de brincar, garrafas vazias, o que fosse... Alguns usavam coletes de cortiça mal ajustados", descreveu ainda. 

Juan Francisco explicou um pouco mais o drama dos migrantes com que todos os dias é confrontado: "Estávamos muito atentos às pessoas mais vulneráveis ​​que não iam conseguir ficar à tona na água e havia muitos pais e mães com seus filhos amarrados da melhor maneira que podiam. Muitos vinham nas costas [agarrados] com panos ou roupa". 

Recorde-se que imagem - que pode ver acima - foi partilhada pela Guarda Civil no Twitter e é o espelho infeliz do drama dos migrantes que ocorre atualmente em Ceuta. Nesta, é possível ver um bebé de poucos meses a ser salvo do mar por um agente, Juan Francisco, que é já visto como um herói

A criança, que estava na água na praia do Tarajal, um dos 'epicentros' da crise, tinha vestido, como se pode ver, apenas com um pijama e um gorro na cabeça. 

Leia Também: Guardia Civil. Foto mostra agente a salvar bebé que caiu ao mar em Ceuta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório