Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Caça ao homem na Bélgica por soldado armado que ameaçou virologista

O suspeito tem ligações à extrema-direita e desapareceu do seu quartel.

Caça ao homem na Bélgica por soldado armado que ameaçou virologista
Notícias ao Minuto

12:12 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Bélgica

Está a decorrer uma caça ao homem, na Bélgica, depois de um soldado fortemente armado e com ligações à extrema-direita, ter ameaçado um virologista reconhecido que apoiou as medidas de restrição para combater a Covid-19 no país.

Identificado apenas como Jurgen C, o soldado, de 46 anos, desapareceu do seu quartel, na segunda-feira, depois de levar pelo menos um lançador de foguetes, uma metralhadora, uma pistola e um colete à prova de bala, conta o Guardian.

As forças especiais e a polícia fizeram buscas na floresta de Dilserbos, perto de Dilsen, em Limburg, na noite de terça-feira depois de o carro do homem ter sido descoberto, mas o fugitivo ainda não foi detido. O Ministério Público Federal revelou que "as armas mais preocupantes foram encontradas no carro".

O alerta às autoridades foi feito pela namorada do homem, depois de ter encontrado duas cartas de despedida para amigos e familiares em sua casa. Entre outras coisas, numa das missivas, dizia que não queria mais viver "numa sociedade governada por políticos e virologistas".

Especialista em treino com armas de fogo, escreveu que ia juntar-se à resistência e que não se renderia sem lutar. Tinha ligações com figuras da extrema-direita da política belga e estava no radar das autoridades antiterroristas. “Teme-se que queira fazer algo violento, contra si mesmo ou contra outras pessoas, mas os alvos certos possíveis ainda não estão claros”, disse o promotor público Eric Van Duyse.

O virologista Marc Van Ranst foi transferido, com a família, para uma casa segura, onde estarão sob proteção policial.

Leia Também: Bélgica reabre cinemas, teatros e refeições no interior a 9 de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório