Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bielorrússia: Condenado a 18 anos de prisão por colaborar com oposição

O Supremo Tribunal da Bielorrússia condenou hoje a 18 anos de prisão um oficial do Exército da antiga república soviética por ter colaborado com a oposição durante os protestos contra o regime autoritário do Presidente Alexander Lukashenko.

Bielorrússia: Condenado a 18 anos de prisão por colaborar com oposição
Notícias ao Minuto

17:27 - 14/05/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Segundo o portal independente Tut.by, o capitão Denis Urad foi acusado de tirar uma fotografia de uma carta secreta do ministro do Interior dirigida ao homólogo da Defesa, cujo teor dava conta do plano para a utilização de soldados do exército bielorrusso na repressão às manifestações da oposição.

Urad, que várias organizações de direitos humanos consideram como "preso político, terá enviado a fotografia à oposição através da rede social polaca Telegram.

A mensagem incluía os planos das forças de segurança para as celebrações do 25 de março, o Dia da Liberdade, efeméride em que comemora o aniversário da proclamação, em 1918, da República Popular da Bielorrússia, dia em que foi detida mais de uma centena de opositores.

O "delito" ocorreu quando Urad estava de serviço no Departamento Especial de Comunicação do Estado-Maior do Exército bielorrusso, a 14 de março deste ano.

O Ministério Público acusou-o de colocar em risco a segurança nacional, pelo que o capitão foi condenado por traição e privado de todas as suas patentes militares. 

O julgamento decorreu à porta fechada e, por se tratar de um militar, a decisão é definitiva, não havendo possibilidade de recurso para outras instâncias. 

Desde a eclosão de protestos antigovernamentais após as eleições presidenciais de agosto de 2020, a oposição fez várias ofertas de diálogo ao regime de Lukashenko, no poder desde 1994.

O regime do Presidente bielorrusso respondeu e incluiu a líder da oposição no exílio, Svetlana Tikhanovskaia, e outro proeminente opositor, o ex-ministro da Cultura Pavel Latushko, na lista de terroristas da KGB. 

Por outro lado, na quinta-feira, a justiça bielorrussa acusou formalmente a dirigente da oposição Maria Kolesnikova de conspirar para tomar o poder, promover ações contra a segurança nacional e criar e liderar um grupo extremista, pelo qual poderá ser condenada a 12 anos de prisão.

No início deste mês, a justiça local condenou também quatro advogados de Tikhanovskaia a penas de prisão entre os seis e os seis anos e meio por terem participado em distúrbios em massa e por planearem confiscar prédios do governo antes das eleições presidenciais em que Lukashenko foi reeleito, numa votação que foi considerada fraudulenta e que nem a oposição nem o ocidente a reconheceu como livre e justa.

Recentemente, Lukashenko acusou os Estados Unidos de estarem a preparar um golpe de Estado na ex-república soviética, que incluiria o seu próprio assassínio e o dos seus filhos, o que foi corroborado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Leia Também: Bielorrússia: Justiça acusa líder opositora de conspiração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório